O grupo DMA Distribuidora, dono das redes Epa e Epa Plus, vai reabrir hoje as portas do tradicional e extinto supermercado Mineirão. No estilo atacarejo, a unidade será inaugurada na avenida Ediméia Mattos Lazzarotti, no Betim Shopping. O slogan adotado para o retorno é “O Mineirão voltou e agora é atacado e varejo”.
A rede pega carona na onda crescente do atacarejo, o atacado que atende ao consumidor final. Segundo dados da empresa de pesquisas Nielsen, divulgados no mês passado, a modalidade ultrapassou, pela primeira vez na história, o segmento de supermercados em termos de taxa de participação nas compras dos lares brasileiros.
Como reflexo da atual crise no consumo, há mais brasileiros frequentando os atacados – com preços 15% inferiores, em média, aos praticados pelo varejo – do que os supermercados dos mais diversos tamanhos.
Pelos cálculos da Nielsen, mais de um milhão de consumidores dos hipermercados passaram a frequentar de forma regular os atacarejos.
Sonho antigo
O relançamento do Mineirão era orquestrado por diretores da DMA há alguns anos, mas a ideia acabou saindo do papel só agora.
As 33 unidades da marca que estampava as cores amarelo e preto foram arrematadas pelo Carrefour em 1999. O grupo francês alterou o nome das lojas para Champion, que posteriormente foram rebatizadas de Carrefour Bairro.
O valor da transação, que não teria envolvido a bandeira, não foi revelado na época. Um ano antes de ser adquirida pelo Carrefour, a rede supermercadista havia faturado cerca de R$ 420 milhões.
O Epa tem um quadro de mais de 11 mil funcionários. Em média, são necessários 200 empregados por loja. Procurada, a direção do grupo DMA disse que só vai se pronunciar sobre o assunto amanhã.