Entender as necessidades, desejos e comportamentos da Geração Z, nascidos entre 1997 e 2011, deve estar entre as prioridades das marcas em 2017, de acordo com as previsões de Mídia & Digital da Kantar Millward Brown. Para lidar com este público, que hoje já representa cerca de 27% da população mundial, marcas terão de oferecer jornadas de consumo bem mais conectadas e menos intrusivas. Entre os principais desafios estão os adblockers, o equilíbrio entre o targeting e intrusão e a sinergia entre as diversas mídias.
As marcas tenderão a ser mais abertas, compartilhar suas histórias, seus propósitos e os detalhes dos seus processos de produção para permitir que a Geração Z determine se os valores da marca condizem com os seus. A comunicação linear, factual e linguística perderá vez para priorizar o conteúdo digital que apele para o emocional por meio do uso das novas tecnologias, tais como realidade aumentada (RA) e realidade virtual (VR).
“Os anunciantes também deverão entregar uma experiência de marca uniforme em todos os pontos de contato. A Geração Z cresceu em um mundo conectado, e não tem paciência para modelos online e offline que não se integram, e que são mais antigos do que eles próprios – este público não irá se adaptar”, afirmou em comunicado Valkiria Garré, CEO da Kantar Millward Brown.
Segundo a empresa, em 2017, os anunciantes deverão ainda se concentrar em atingir o equilíbrio entre a compra programática e aquilo que os consumidores acham que seja publicidade invasiva. Os publicitários e suas agências usarão um mix maior de dados de prospecção de targeting com base em afinidade com a marca, interesses e a demografia adequada.
Ainda, a onda de adblockers pode perder força. Embora os anunciantes tenham que adotar melhores formatos publicitários, as atuais ferramentas de bloqueio de publicidade estão demonstrando sua própria falta de autenticidade por meio de problemas na performance do site e uma ética questionável de tentar faturar com as peças de publicidade autorizadas.
“A Geração Z não apenas vai mudar a forma como as marcas se comunicam, mas também irá criar desafios na forma como as marcas comunicam autenticidade e transparência na era digital,” disse Duncan Southgate, Global Brand Director, do departamento Media & Digital na Kantar Millward Brown.