50 companhias do varejo online representam 73% do faturamento do segmento do ano passado, que foi de R$ 41,3 bilhões. É o que mostra pesquisa da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).
Na média, essas empresas cresceram 18,2% no ano passado, em relação ao ano passado. “As principais empresas do setor não somente concentram a maior parte das vendas, como também crescem acima da média. Isso mostra que o consumidor brasileiro quer comprar daquelas marcas que já conhece e em que confia”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.
Das marcas que compõem o Top 10 do varejo eletrônico, aquelas do segmento de Eletroeletrônicos lideram o ranking, o que mostra uma concentração do e-commerce.
Segundo o estudo, eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos e informática lideram em volume de vendas. Já Moda e acessórios lidera em número de pedidos, enquanto cosméticos ocupam a quarta posição neste critério.
Segundo o estudo, dessas 50 operações, 18 são puramente online, já as outras 32, são varejistas multicanal de diversos setores do varejo. Isso revela que o setor já começa a encarar a operação sob a ótica do consumidor, que não vê canais, mas as marcas, segundo explica Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail e vice-presidente da SBVC.
“Consumidores não vêem canais, vêem marcas e tomam decisões a partir do valor percebido e da oferta disponível. O impacto do mundo digital no varejo vai além das vendas processadas em canais digitais. Consumidores transitam entre ‘canais’ sem se dar conta e o uso indiscriminado e de vários canais em experiências de compra torna-se natural”, explica.
Confira as Top 10 do e-commerce brasileiro: