A Saraiva realizou, na manhã desta quarta-feira (16), uma teleconferência para apresentação dos resultados do terceiro trimestre de 2016. No período, a varejista viu uma queda de 2,3% nas suas receitas brutas, que caíram de R$ 415,5 milhões, no terceiro trimestre de 2015, para R$ 406 milhões no mesmo período de 2016. No acumulado do ano, as receitas brutas se mantiveram estáveis, com ligeira queda de 0,2%, totalizando R$ 1,35 bilhão. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) foi de R$ 400 mil, demonstrando evolução ao EBITDA do terceiro trimestre de 2015, que foi de R$ 5 milhões negativos. No acumulado do ano, o EBITDA da companhia é de R$ 21,2 milhões, melhora significativa em relação a 2015, quando foi apurado nos nove primeiros meses do ano um prejuízo de R$ 1,6 milhão.
Chama a atenção o bom desempenho do canal e-commerce da empresa, que apurou receita bruta de R$ 135,4 milhões no terceiro trimestre de 2016, versus R$ 125,2 milhões apurados em 2015, crescimento de 8,1%. Nos nove primeiros meses de 2016, o e-commerce apresentou crescimento de 10,5%, totalizando R$ 446,8 milhões, em 2016, versus R$ 404,3 milhões em 2015. Já nas lojas físicas, a situação é bem diferente. As vendas brutas apuradas no período totalizam R$ 270,6 milhões versus R$ 290,3 milhões, queda de 6,8%. No acumulado do ano, a receita bruta das lojas físicas apresentou queda de 4,7%, totalizando R$ 906,5 milhões, em 2016, versus R$ 951 milhões em 2015.
Outro parâmetro que se manteve em queda foi a despesa operacional que apresentou baixa de 1,4% no terceiro trimestre de 2016. Todos esses números ajudaram na melhoria da margem bruta da companhia que tem apresentado crescimentos pelo sexto trimestre consecutivo, “mesmo diante de um ambiente de vendas mais fracas e acirramento competitivo”, apontou Marcus Mingoni, vice-presidente financeiro da empresa.
A Saraiva encerra o terceiro trimestre com 113 lojas e com a previsão de abertura de mais quatro lojas nos próximos meses. Para dezembro, estão previstas Franca (SP), com 260 m², e Fortaleza (CE), com 643 m². Para o segundo semestre de 2017, as novas lojas de Canoas (RS), com 430 m², e Cuiabá (MT), com 659 m².