Mas somente 31% dos varejistas possuem aplicativos para celulares com capacidade de executar compras, revela pesquisa da Accenture
Estudo Adaptive Retail, realizado pela Accenture com mais de 770 consumidores brasileiros e 19 varejistas do País, confirma uma tendência crescente do uso do smartphone nas compras online. O aparelho é a interface entre o mundo digital e o físico, que permite às empresas proporcionarem uma experiência completa ao cliente.
A pesquisa diz, ainda, que 61% dos consumidores usaram smartphones mais frequentemente no ano passado para procurar o que queriam; 44% esperam adquirir mais produtos via smartphones este ano e 63% consideram fácil comprar com o aparelho. Por outro lado, somente 31% dos varejistas possuem aplicativos para celulares com capacidade de executar compras.
De forma geral, de acordo com os dados do levantamento, os consumidores estão solicitando mais de seus smartphones enquanto compram em lojas físicas: 56% gostariam de receber promoções em tempo real, estando dispostos a fornecerem informações pessoais para isso; 47% querem ou já possuem a habilidade de utilizar cupons e descontos automaticamente para comprar e 39% dos compradores preferem pagar por meio do celular. Apesar disso, nenhum dos 19 varejistas brasileiros pesquisados tem essas capacidades ou oferece esses benefícios.
A valorização da conveniência também é evidente no estudo, tanto que 25% dos consumidores gostariam de poder comprar online produtos que estejam indisponíveis na loja física; 52% pensam que checar a disponibilidade de produtos online antes de ir à loja melhoraria muito a experiência de compras e 23% citaram a habilidade de fazer um pedido de item que não esteja em estoque nas lojas como parte importante desta experiência.
Fonte: Supermercado Moderno