Formato promete dar autonomia ao cliente, além de tirar o peso da padronização estética da rede
Apostando em um novo modelo de loja, que promete dar autonomia ao cliente, além de tirar o peso da padronização estética e dos sabores, a rede nacional de fast food Bob’s mira em Minas Gerais para concluir um audacioso plano que combina retrofit e expansão. A mais recente inauguração no início de maio em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, foi mais um passo dado nessa direção.
De acordo com o diretor da marca Bob’s, Marcello Farrel, o Estado é fundamental na estratégia de interiorização da marca. O objetivo é abrir 10 unidades em 2016. “Inaugurar uma loja em São João del-Rei nos deixa felizes porque somos o primeiro fast food em um centro histórico e chegamos a uma cidade que é um ícone para o Estado e também para o Brasil. Hoje, Minas Gerais representa 6% do nosso faturamento, é um número bom mas não proporcional ao que o Estado pode ser”, explica Farrel.
A próxima inauguração da marca em Minas Gerais está prevista para Tiradentes, também no Campo das Vertentes. Outras cidades, como Cataguases e Além Paraíba, ambas na Zona da Mata, estão sendo prospectadas.
O novo modelo de loja, a exemplo da aberta na cidade colonial, é um projeto do escritório Be.Bo, da renomada arquiteta Bel Lobo, que inclui móveis feitos em madeira certificada, além de um espaço dedicado à reciclagem de óleo. O cliente tem a possibilidade de customizar os produtos, desfrutar de molho à vontade, além de poder fazer o pedido no autoatendimento, que será finalizado em até um minuto.
“Com a adoção da internet como ferramenta, ficou claro que o consumidor se transformou. Com a informação na palma da mão, costuma saber mais sobre o produto ou serviço desejado. Em pesquisa, verificamos que o fast food muito tradicional e formatado vem perdendo relevância. Por isso, buscamos um modelo inovador, que dá autonomia, empodera o cliente”, afirma o diretor do Bob’s.
O plano de expansão e tem expectativa de abrir, até dezembro, 100 novos pontos de venda em todo o Brasil. O investimento total é de R$ 150 milhões que contempla, ainda, marketing e a reformulação de 50 unidades da rede. Além do esforço permanente de expansão, o desafio agora é promover o retrofit das mais de 1,1 mil unidades espalhadas pelo País. O modelo já foi implantado em 153 pontos de venda.
“Em Minas essa ação está adiantada porque o plano de interiorização é recente e estamos inaugurando já o novo modelo. As novidades estão sendo muito bem recebidas e esse é um momento importante para nós”, avalia o executivo.
Com uma variedade de formatos (rua, shopping center, drive thru, store in store, quiosque ou BExpress by Bob’s) capazes de atender a diferentes perfis de cidades e de pontos comerciais, a franquia exige investimentos que vão de R$ 300 mil a R$ 1,5 milhão.
“Todas as cidades do Brasil acima de 400 mil habitantes nos interessam. No caso das mineiras, já estamos em todas, o que não quer dizer que não possamos abrir mais unidades em cada uma delas. Entre aquelas que têm entre 400 mil e 120 mil habitantes, buscamos as que apresentam a partir de um determinado poder de compra e crescimento. E para as entre 60 mil e 120 mil pessoas, as que apresentam crescimento muito acelerado. Estamos em busca de bons franqueados para todos os modelos. Além da capacidade financeira, eles precisam ter disponibilidade full time e gosto pelo negócio”, completa o gestor.