Executivo tem sondado o mercado para tentar avançar numa negociação e voltar a ser sócio controlador da companhia
Michael Klein, da família fundadora da Casas Bahia, está em busca do apoio de bancos para concretizar seu interesse em retomar o controle da Via Varejo, que reúne as lojas físicas de Casas Bahia e Ponto Frio. As conversas envolveriam também a aquisição da empresa de comércio eletrônico Cnova.
A recente perda de valor de mercado da Via Varejo, além das dificuldades de recuperação de resultados da empresa, parecem ter estimulado em desejo em Klein. Ele discorda de determinadas decisões da atual administração feita pelo Grupo Pão de Açúcar e, com o controle do negócio, entende que haveria chances de reverter o quadro atual da empresa.
O GPA tem cerca de 43% da Via Varejo (com valor de mercado de R$ 3 bilhões). Pouco mais de 29% das ações da varejista de eletroeletrônicos está em circulação no mercado. Klein tem 27,4% do capital e essas ações estão dadas como garantia ao GPA no caso de eventuais dívidas fiscais e trabalhistas relativas ao período em que os Klein eram os donos das Casas Bahia.