MARIANNA PERES
Da Editoria
A partir de hoje, 1º de dezembro, o comércio mato-grossense já pode ampliar o horário de funcionamento até às 20h, visando ampliar o tempo de atendimento ao consumidor e conseqüente, movimentar o caixa das empresas na reta final do ano. O calendário especial para o mês foi divulgado ontem pelo Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT). O horário diferenciado vale para as lojas de rua, já que os shoppings centers têm toda uma estrutura própria.
De hoje até o dia 6, as lojas poderão funcionar até às 20 horas. Do dia 7 ao dia 23, o atendimento ficará disponível até às 22h. Nos dias 24, 26 e 30, até 20 horas e no dia 31 até 18 horas. Excepcionalmente em 2015, o horário diferenciado está começando mais cedo, tudo com o objetivo de incentivar e estimular as vendas para a data que é a melhor época do calendário comercial.
O presidente da Fecomércio/MT, Hermes Martins, explica que mesmo diante de toda a situação complicada em que se encontra a economia nacional, o empresário lojista vem otimista para a reta final do ano. Sabemos que não será as mil maravilhas, o momento é conturbado, mas acreditamos que com empenho, o saldo será positivo. Em relação à expectativa, Martins aposta em um crescimento de 2% e 3% acima do ano passado, percentuais já descontados a inflação do período.
Mesmo entendendo que Mato Grosso tem ainda uma situação econômica melhor em relação a muitos estados da federação, Martins conta que a possibilidade de algumas prefeituras não conseguirem honrar suas folhas de pagamento neste mês preocupa o segmento, já que o Estado tem entre seus consumidores uma grande parcela de funcionários públicos. É uma possibilidade que pode afetar a projeção de dinheiro em circulação, especialmente em relação ao 13º salário que serve tanto para a população quitar dívidas como também para consumir, exclama.
Se de um lado há ameaça de redução do poder de compras do funcionalismo municipal, de outro há uma expectativa otimista gerada pelo saldo positivo das ações do Mutirão Limpa Nome’, realizado na semana passada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL). Nesse momento temos o consumidor preocupado em recuperar o crédito reabilitando seu nome para novas compras, via a quitação de dívidas antigas, bem como a disposição do empresário em reaver débitos e ampliar vendas no final do ano, ou menos, impedir que o fluxo de clientes caia.
Como faz questão de reforçar o presidente da entidade, a excepcionalidade do calendário está amparada pela Convenção Coletiva de Trabalho assinado pela entidade, seus sindicatos a ela filiados, na área de abrangência, e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Cuiabá e Várzea Grande, em março deste ano.
Diário de Cuiabá on-line – MT