07/10/2015 16:59
Natura e Unilever planejam investir em marketing o mesmo que em 2015
Por Tatiane Bortolozi
SÃO PAULO As empresas de consumo Natura e Unilever
pretendem, ao menos, manter os investimentos em marketing nos
níveis atuais em 2016. As duas companhias continuam com
investimentos reforçados em TV, mas partem também para novas
mídias, como a online, para atingir um público mais segmentado e
para fazer mais com menos. O cenário, dizem seus CEOs, exige
melhora da produtividade e controle de custos.
A Unilever, que fabrica uma infinidade de produtos como sabão Omo,
sorvetes Kibon, xampú Seda e sopas Knorr, fez investimentos de R$ 1,93 bilhão em publicidade no Brasil durante
o primeiro semestre neste ano, com queda de 21% em relação a igual período de 2014, de acordo com dados do
Ibope Media. De janeiro a junho de 2014, a companhia foi a maior anunciante do país.
As despesas da fabricante de cosméticos e perfumes Natura com vendas, marketing e logística somaram R$ 1,39
bilhão nos primeiros seis meses do ano, alta de 10,3%. A companhia não divulga os números individuais de
investimento em marketing.
Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil, acredita que o desempenho da companhia deve melhorar no
próximo ano e Roberto Lima, presidente da Natura, afirma que mudanças positivas no país podem vir até antes
do esperado se a confiança do consumidor for restabelecida. Os executivos participaram hoje de evento
organizado pela revista Meio & Mensagem, em São Paulo.
Fernandez disse que a empresa tem percebido mudanças de hábito de consumo de forma mais acentuada nos
últimos meses. Ele cita uma polarização entre os produtos de alto valor (premium) e os mais econômicos. Afirma
que é preciso encontrar uma equação competitiva para que as categorias continuem a crescer.
O presidente da Unilever destacou que esta não é a primeira crise econômica que o país enfrenta e que a amplitude
geográfica da multinacional é uma vantagem estratégica. Dificilmente o que ocorre hoje não aconteceu em outro
país ou em uma outra época. A companhia está presente há 85 anos no Brasil.
Para os dois CEOs, o cenário é de busca de alternativas para a melhora da produtividade e do controle de custos.
Hot Deals
Lima, da Natura, disse que as empresas devem aproveitar os próximos anos para enxugar portfólios e promover
ajustes que privilegiem a gestão e a eficiência, sem deixar de investir em inovação. Fernandez reforçou o
compromisso da Unilever de investir no país a longo prazo.
Valor Econômico on-line – SP