29 de Setembro de 2015 07:34
Menos fiel à marca e mais atento a preço. Esse é o perfil predominane dos consumidores identificados no levantamento realizado pela consultoria Bain & Company sobre o comportamento dos consumidores latino-americanos: Management Tools & Trends 2015.
De um total de 1.067 executivos entrevistados em 2014, do mundo todo com recorte para Brasil e México, a pesquisa identificou que 68% dos executivos acreditam que seus consumidores não se atêm mais a uma determinada marca na hora da escolha. O número subiu em relação aos 63% registrados há dois anos.
No Brasil, por conta da crise, muitos consumidores, principalmente na classe C, estão desacelerando seus gastos, tendendo a dar preferência ao preço do que ao nome nas etiquetas. Em épocas de consumo mais retraído, provocar’ o cliente passa a ser mais importante, comenta Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company.
O especialista ainda reitera que, mesmo com o período turbulento, a estratégia deve ser sempre focada em crescimento. Deve-se sempre pensar: estou maximizando as vendas ao máximo? O que mais posso fazer? Crescer precisa ser prioridade, afirma.
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