02/09/2015 às 05h00
Por Cibelle Bouças | De São Paulo
A Sodebo (Société Des Établissements Bougro), empresa familiar francesa, especializada em alimentos refrigerados, anunciou ontem formalmente o início de sua operação no Brasil. A companhia começou a vender, em mercados e supermercados localizados na capital paulista, uma linha de pratos prontos refrigerados à base de macarrão. A companhia já fechou acordos de distribuição com as varejistas Supermercado Varanda, Supermercados Mambo, Supermercado Yayá, Emporium São Paulo, Varanda e Empório Santa Lucia que são redes voltadas às classes A e B. AnneCharlotte Gouraud, diretora de marketing e comunicação e responsável pela operação da Sodebo no Brasil, disse que a empresa também negocia a venda de suas linhas na rede St. Marché e em outras redes de supermercados. “A distribuição começou por São Paulo. Em 2016 a companhia vai expandir a operação para o Rio de Janeiro e outras capitais”, afirmou AnneCharlotte. A executiva acrescentou que a Sodebo planeja trazer ao país outros produtos e ter produção local. Por enquanto, as linhas são importadas da França. Fundada em 1973, a Sodebo produz linhas refrigeradas de pizzas, sanduíches, saladas, pratos prontos (com salada, carne, molho e sobremesa), e massas. Na França, de acordo com dados da consultoria IRI, a Sodebo lidera os segmentos de pizzas prontas refrigeradas, com 57% de participação de mercado& 894; saladas prontas, com 45% de participação& 894; sanduíches (28% do mercado) e massa pronta (45%). No Brasil, a empresa vai enfrentar concorrentes de peso, como BRF, JBS e Josapar. O mercado de comida pronta resfriada e congelada no Brasil movimentou no ano passado US$ 1,5 bilhão, com crescimento de 10,6%, de acordo com a Euromonitor International. Até 2019, prevê a consultoria, esse mercado vai crescer, em média, 9,7% ao ano, chegando a US$ 2,38 bilhões. Neste mercado, a BRF detém 48,8% de participação, com as marcas Sadia e Perdigão. Em seguida está a JBS, dona das marcas Swift, Rezende e Seara, com 6,7% do mercado. A Josapar, dona da marca Tio João, é a terceira colocada, com 2% de participação. AnneCharlotte disse que a companhia vê espaço para que a operação no Brasil supere as vendas da Sodebo na França no longo prazo. Em seu país de origem, a Sodebo vende por ano 89 milhões de unidades de pizzas prontas, 31 milhões de saladas, 85 milhões de sanduíches e 18 milhões de caixas de macarrão pronto. No ano passado, a companhia Sodebo registrou receita de 410,6 milhões (R$ 1,6 bilhão). Para este ano, a previsão é obter um crescimento de 7% a 10% em receita. A Sodebo é uma empresa familiar de capital fechado, controlada pela segunda geração da família Bougro, fundadora da empresa. AnneCharlotte, que vai comandar a operação no Brasil, é neta dos fundadores. A Sodebo começou no Brasil com a linha de macarrão pronto Pasta Box. O produto é vendido em embalagens de 310 gramas, com preço sugerido de R$ 13 por unidade. AnneCharlotte disse que a companhia avalia ter uma fábrica para produção local de alimentos, ou fazer acordo com um fabricante local, dependendo do desempenho de vendas dessa linha. A decisão de instalar uma fábrica, segundo a executiva, só será tomada em 2017.
Valor Econômico – SP