26/08/2015
AFFONSO RITTER
aritter20@gmail.com
Um grande parceiro gaúcho
Pode ser mera coincidência, mas a recuperação da economia dos EUA levou aquele mercado a ser o principal destino de dois manufaturados representativos da economia gaúcha nas exportações deste ano: móveis e calçados. A diferença é que no caso dos móveis houve uma recuperação deste espaço, atingindo US$ 74 milhões nos primeiros sete meses do ano, acréscimo de 21% sobre igual período de 2014 segundo a Movergs. Já no caso dos calçados, o mercado dos EUA sempre foi o principal destino, repetindo esta posição de janeiro a julho, quando importou 6 milhões de pares no valor de US$ 107,14 milhões, mas ainda 0,9% menos do que em igual intervalo do ano passado.
Sem necessidade
O presidente da Fiergs, Heitor Müller, usa o exemplo da Fiergs para sugerir ao governo estadual uma revisão da presença do Estado na economia. Algumas estatais úteis e até necessárias na sua criação podem não ser mais hoje. Foi o que fez a Fiergs, saindo do mercado com as Farmácias Sesi, quando o setor começou a ser bem servido e até muito concorrido.
ICMS com prazo
As entidades empresariais até que tolerariam aumento do ICMS com prazo definido. Foi o que ocorreu no governo Rigotto, para enfrentar a crise de duas estiagens. Mas ele elevou apenas as alíquotas de energia, telecomunicações e combustíveis e só por dois anos: de 25% para 30% em 2005, caindo para 29% em 2006 e voltando aos 25% em 2007.
Lojas digitais
Fabricante de ERP e software para gestão de varejo e PDV, a NL de Caxias do Sul acaba de firmar parceria com a japonesa Rakuten, especializada em e-commerce. Ela viabiliza que também micro e pequenas empresas possam começar a atuar em lojas digitais. Integrada ao software Cake, a solução Rakuten roda em nuvem e pode ser adquirida a planos a partir de R$ 99,00.
Um velho aperitivo
Um aperitivo tradicional dos gaúchos, o Underberg está de volta à Expoagas com o nome e conteúdo originais, importado da Alemanha, bem como com seu bitter nacional Brasilberg, produzido no Brasil. Detalhe: o Rio Grande do Sul representa quase 30% do seu volume de vendas, segundo o diretor Marcos Rumen.
Um shopping longe da crise
O BarraShoppingSul tem mantido desempenho positivo neste ano apesar do cenário econômico desfavorável. Suas vendas cresceram 6,8% em julho sobre igual mês de 2014 e prometem continuar assim até o fim do ano graças principalmente à chegada de operações exclusivas, segundo o superintendente Marco Aurélio Jardim. Entre elas, cita a grife de sapatos Outer e a rede de alimentação saudável DNA Empório. Ainda serão abertas Lojas Americanas e Riachuelo, além da marca carioca de roupa masculina Reserva, que terá sua primeira operação no Estado. E confirmadas a Bonneterie Tricot, Daniel Cassin, Inverness e Casa das Alianças.
Jornal do Comércio on-line – RS