SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Gestão de Pessoas: o que fazer na crise?

Webmaster by Webmaster
30 de julho de 2015
in Notícias
A A

Painel do BR Week mostra cases de sucesso das melhores empresas para trabalhar do varejo
Faz pouco tempo a Bebê Store, e-commerce de roupas para bebês, teve de passar por uma forte redução de quadro de funcionários. O que a empresa fez para que a notícia não tornasse o clima entre os funcionários pesado? “Comunicação e transparência são fundamentais em tempos de crise”, afirma Yvonne Lobo, gerente de RH da empresa. “Nesses momentos os gestores tendem a contar metade da história para proteger o público, mas se o funcionário não souber ele vai saber por fofoca ou pelo colega. É fundamental comunicar tudo”, afirma a executiva que participou de painel sobre as melhores práticas e estratégias das empresas consideradas as melhores para se trabalhar e que ocorreu nesta tarde no BR Week, congresso de varejo que termina hoje em São Paulo.
Ela diz que o cuidado que a empresa tem com as pessoas que saem é o mesmo com as pessoas que ficam. “Cuidamos de cada detalhe, fizemos indicações e recomendamos das pessoas que estão saindo”, afirma a executiva. “As melhores empresas para se trabalhar são empresas que sentem menos a crise e dependendo de como você administra uma crise, é possível conquistar o colaborador”, avalia Cauê Oliveira, diretor de educação corporativa do GPTW (Great Place To Work), mediador da conversa. Na Ancar Ivanhoe, empresa de shopping centers, a comunicação é um dos pilares para manter a motivação das pessoas. “Sem isso, não tem segurança”, afirma Léia Cardoso, gerente corporativa de RH da empresa. “Temos fóruns de discussões frequentes e essa comunicação não é centralizada na liderança. Tiramos os problemas discutidos no corredor e trazemos essa discussão para os times”, explica.
O Magazine Luiza também tem foco no emocional dos funcionários, como explica Telma Rodrigues, diretora de Gestão de Pessoas da empresa. “Nossa equipe é muito impactada pelo Jornal Nacional e nossa equipe tem de ser acompanhada na questão emocional para que o moral do grupo não caia com o momento”, afirma. Para evitar que o clima na empresa pese ainda mais, durante crises, a rede, que conta com 22 mil funcionários, evita demissões. “O que fazemos é fechar a porta de entrada, e acionamos o mercado somente em posições que são mais difíceis e aquelas que realmente precisamos”, explica a executiva.
Em tempos difíceis, o papel da liderança nas empresas é ainda mais importante. São eles que motivam e seguram o quadro. Por isso, não é de hoje que as companhias do varejo investem nos gestores. Na Ancar, a universidade corporativa, criada em 2013, passou de uma plataforma de treinamento para uma plataforma de desenvolvimento. “O grande diferencial está na gestão do conhecimento, porque a gente não discute apenas técnicas. E a gente começa a perceber que vai além do profissional e conseguimos com isso resultados espetaculares”, afirma Léia.
No Magazine Luiza, os programas de desenvolvimento de lideranças estão estruturados há anos. “Temos parcerias para ajudar na formação dos líderes mais seniores e isso tem tido impacto na revolução do modelo de liderança da empresa”, conta Telma. Na Bebê Store o foco está no programa de integração na premiação dos melhores funcionários. “O RH precisa exercer um papel de apoiador da cultura da empresa, mas antes você precisa entender o propósito da empresa. Quando você sabe isso, sabe qual é o funcionário que quer ter”, afirma Yvonne.

Revista No Varejo on-line – SP

11
Previous Post

Com limite menor, Banco do Brasil volta a financiar até 90% de imóvel

Next Post

Renner tem alta de 22% na receita

Conteúdos Relacionados

Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
Notícias

Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França

30 de novembro de 2023
Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
Notícias

Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias

30 de novembro de 2023
Assaí avança no e-commerce
Notícias

Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

30 de novembro de 2023
Next Post

Renner tem alta de 22% na receita

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
  • Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
  • Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
  • Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
  • Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.