FecomercioSP mostra que homens gastam tanto quanto as mulheres e que valor supera bens essenciais
Os brasileiros gastaram R$ 22 bilhões em calçados em 2014, segundo pesquisa da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
E para quem acredita que as mulheres representam quase a totalidade desse montante, ficará surpreso em saber que do total gasto no ano passado, R$ 10 bilhões são dos homens.
Os dados fazem parte do estudo realizado pela FecomercioSP e foram estimados com base em informações da Pesquisa de Orçamento Familiares (POF), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Outro dado da pesquisa que foge do sendo comum: os brasileiros, principalmente das classes A, B e C gastam com calçados femininos o correspondente a 157% do que gastam com feijão, 149% dos gastos com pão francês, 128% no caso de legumes e verduras, 109% do que gastam com leite de vaca, 91% do total gasto em arroz e 78% das despesas em frango.
Do total de gastos, a classe A responde por 19% do consumo de calçados femininos. Nesse estrato de renda, as mulheres gastam 107% a mais com calçados do que os homens.
Já na classe E, as mulheres gastam 4% a menos com calçados do que os homens, que despendem 50% de tudo o que gastam com calçados em tênis.
Revista No Varejo on-line – SP