As compras foram realizadas nos últimos três meses, segundo pesquisa do SPC Brasil
Mais da metade dos brasileiros(53%) comprou por impulso ao menos uma vez nos últimos três meses, segundo pesquisa divulgada hoje (30) pelo SPC Brasil em parceria com o portal Meu Bolso Feliz.
A pesquisa constatou um dos maiores clichês do universo do consumo: as mulheres são as mais impulsivas. Seis em cada dez (57%) entrevistadas assumem a falta de planejamento em relação às suas últimas compras, segundo a pesquisa.
As promoções são os principais motivadores para as compras por impulso, segundo 51% dos pesquisados. Entre as mulheres, as ofertas atingem 61% delas.
Bons preços, funcionalidade do produto e facilidade de pagamento foram citados por 31%, 6% e 4% dos pesquisados, respectivamente.
Os locais também influenciam as compras por impulso. Os supermercados são campeões por concentrar 30% dessas compras, seguidos pelos shopping centers (20%) e as lojas virtuais (17%).
Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a transformação dos supermercados em estabelecimentos amplos e com maior variedade de produtos é uma das razões que explicam as compras por impulso.
O estudo mostra ainda que na visão dos consumidores entrevistados, as lojas de departamento (28%) e os sites (22%) são os que mais facilitam o acesso ao crédito, estimulando as compras de itens que não são de primeira necessidade.
Entre os produtos irresistíveis estão roupas, citadas por 24% dos pesquisados, calçados (12%), CDs e DVDs (7%), smartphones (7%) e livros (6%).
Revista No Varejo on-line – SP