Luiz-Gustavo-Pacete
27 de Maio de 2015 08:37
iPhone 6 e AppleWatch, são poucas as empresas com produtos que exercem tanta atração sobre os consumidores. E foi graças a eles que a Apple voltou ao topo do ranking BrandZ Top 100 marcas globais mais valiosas, realizado pela WPP e a Millward Brown. Em termos práticos, esses dois itens ajudaram a empresa a manter, diante dos consumidores, a fama de inovação. A Apple tem uma promessa de marca muito clara e é através dela que sustenta os diferenciais que a fazem ser tão desejável, diz Doreen Wang, diretora global da Millward Brown BrandZ.
Nesta edição, a Apple reconquistou o título que, em 2014, foi ocupado pelo Google. Em um ano, o valor de marca da Apple cresceu 67% chegando a US$ 247 bilhões, enquanto o Google, em segundo lugar, cresceu 9% e chegou a US$ 173,7 bilhões. Em terceiro lugar, a Microsoft está avaliada em US$ 115,5 bilhões, crescimento de 28% no período. No total, o valor das cem marcas que compõem o ranking cresceu 14%, para US$ 3,3 trilhões.
A categoria que reúne as empresas de tecnologia foi a que teve melhor desempenho com crescimento de 24% no último ano. A marca que mais cresceu foi o Facebook, com avanço de 99%, na décima-segunda posição. A novidade no ano foi a entrada da chinesa Alibaba no ranking, ocupando a décima-terceira posição com um valor de US$ 66,4 bilhões, deixando Amazon e Walmart para trás.
O BrandZ Top 100 combina métricas baseadas em entrevistas com consumidores e uma análise rigorosa dos indicadores financeiros de cada uma das companhias avaliadas. Esta é a décima edição do ranking, por isso decidimos analisá-lo e revelar as descobertas e aprendizados que podem fazer a diferença no futuro das marcas. A consistência que observamos em todo esse tempo é que as marcas que entendem o consumidor e que conseguem criar uma proximidade, oferecendo algo relevante e de forma diferenciada, são aquelas que realmente crescem, diz Gonzalo Fuentes, CEO da Millward Brown na América Latina.
A América Latina não foi representada com nenhuma marca no ranking. De acordo com Fuentes, o desafio das empresas latinas é de expandir atuação além da região.
Assista aqui ao vídeo de apresentação da pesquisa em português
As 10 marcas globais mais valiosas em 2015:
Apple
Valor: US$ 247 bilhões
Variação em um ano: +67%
Google
Valor: US$ 174 bilhões
Variação em um ano: +9%
Microsoft
Valor: US$ 115 bilhões
Variação em um ano: +28%
IBM
Valor: US$ 93 bilhões
Variação em um ano: -13%
Visa
Valor: US$ 91 bilhões
Variação em um ano: +16%
AT&T
Valor: US$ 89 bilhões
Variação em um ano: +15%
Verizon
Valor: US$ 86 bilhões
Variação em um ano: +36%
Coca Cola
Valor: US$ 83 bilhões
Variação em um ano: +4%
McDonald´s
Valor: US$ 81 bilhões
Variação em um ano: -5%
Marlboro
Valor: US$ 80 bilhões
Variação em um ano: +19%
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