03/03/2015
Flávia Milhassi
São Paulo – Após a expansão das clínicas de estética e os salões de beleza voltados para a classe C há cerca de três anos, agora é a vez do mercado premium se desenvolver com maior fôlego. Marcas como Duohaus, Sweet Therapy , Benefit e Adcos deixam o temor de maior crise de lado e investem no País.
“Eu tenho os pés no chão com o meu plano de expansão. Estou desenvolvendo um modelo de negócios mais elaborado, para conseguir passar segurança aos meus investidores”, afirmou ao DCI, a fundadora das marcas de franquia Duohaus e Sweet Terapy, Cristiana Rech.
Com três unidades da Duohaus, que conta com dois modelos de negócios (a clínica de estética tradicional e o modelo makeup de micropigmentação), a empresária estima chegar em 2019 com 40 unidades. “Hoje, temos dois espaços próprios e um espaço franqueado. A pretensão é fechar 2015 com 18 clínicas, além de faturamento de R$ 5 milhões”, explicou Cristiana.
A atuação da marca ainda está restrita a Brasília (DF), mas São Paulo e Rio de Janeiro estão entre os locais com potencial para a operação.
Novo mercado
A empresária percebeu como os tratamentos capilares poderiam incrementar os ganhos após inserir a alopecia (para nascimento de novos fios), na clínica de estética. “Já representa 30% do faturamento da Duohaus”. Com a percepção do potencial, a empresária investiu em uma nova marca, a Sweet Terapy. “Ela é exclusivamente uma franquia de tratamentos de cálvicie, oleosidade, caspa. Tratamentos esses, que vão além dos fios”, disse.
Ainda segundo a empresária, trabalhar com consumidores de maior poder aquisitivo exige certos cuidados e se diferenciar é uma das medidas para o crescimento das marcas no mercado brasileiro. “Na Sweet, ofereço o serviço de manicure também. Ele representa apenas 3% do meu faturamento, mas foi importante oferecer a opção para as consumidoras, pois os tratamentos são demorados”, explicou.
Na Sweet, a projeção é ter seis unidades nas principais capitais, até o segundo semestre deste ano. Hoje, uma unidade opera em Brasília, como uma espécie de piloto. “Vislumbro, em médio prazo, que a Sweet tenha 50 unidades em atendimento”, concluiu.
Cosméticos
Na também rede de franquias Adcos, as perspectivas mostram-se otimistas. Ao inaugurar sua 82º unidade, hoje, em Curitiba (PR), a marca atua com cosméticos premium para o consumidor e para o mercado profissional. A projeção é crescer mais de 30% este ano.
Fundada em 1993, além das lojas, a rede distribui produtos em 800 pontos de vendas espalhadas pelo País, e afirma se diferenciar pelas tecnologias empregadas nos insumos. Em número de lojas, a empresa informou que deve crescer 20%, sem mencionar o número de unidades a serem abertas.
Maquiagem importada
Mesmo com o dólar a patamares elevados e o aumento na tributação aos distribuidores de itens de beleza, a marca parisiense Arcancil projeta crescer 12% este ano. “A desvalorização do real frente ao dólar e o aumento dos impostos nos cosméticos fará com que 2015 seja desafiador”, disse a gerente de marketing da Arcancil Paris, Jane Figueredo.
Sem lojas próprias e atuando em multimarcas e em parceria com a rede Top Internacional, a Arcancil procura novos parceiros para negócios. “Estamos trabalhando para ampliar a distribuição da marca, porém ainda em negociações”, disse Jane.
Para a executiva, mais do que um mercado de luxo, hoje o Brasil mostra-se como local de retorno de investimento a diversas marcas. “No lugar de falar de mercado de luxo, eu falaria mais do segmento dos cosméticos importados. Este segmento é cada vez mais competitivo com a introdução de muitas marcas nos últimos anos, além de uma representatividade baixa, versus os produtos nacionais em market share”, afirmou.
Quem chegará ao Brasil com lojas próprias, ao que tudo indica, é a Benefit. A empresa, que já comercializa seus produtos na também estrangeira Sephora e em uma loja virtual, deve abrir a sua primeira unidade no reduto de luxo brasileiro em São Paulo, o Shopping JK. A possível expansão das butiques de beleza se dará com auxílio de franquias, segundo especialistas.
DCI – SP