27/02/2015
Empresa ganha eficiência com a consolidação das operações e amplia Ebitda em 41,8%
A Raia Drogasil, maior rede de farmácias do País, fechou o ano sem sentir o vento contra da economia brasileira. Em 2014, suas vendas avançaram 18,5% em relação ao exercício anterior, para R$ 7,7 bilhões, com crescimento de 11,4% em lojas abertas há mais de 12 meses.
O programa de fidelidade da empresa foi um grande impulsionador de receitas: atualmente, os clientes associados ao programa representam 78% do faturamento e, para gerar novas oportunidades de negócios, a varejista fechou no ano passado uma parceria com a dunnhumby, empresa especializada em data science, para otimizar o uso de bases de dados para direcionar as ações junto aos clientes.
A empresa disse que 2014 representou um salto na execução, no atendimento aos clientes e na criação de valor para seus acionistas, em virtude da integração completa das operações das redes DrogaRaia e Drogasil. O sucesso obtido na nossa integração permitiu que passássemos a compartilhar ativos e competências, afirmou a varejista em nota ao mercado.
Refletindo o aumento da eficiência de suas operações, o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) cresceu 41,8% na comparação anual, para R$ 506,2 milhões (6,6% das vendas) e o resultado líquido saltou 53,8% sobre 2013, para R$ 270,4 milhões.
A empresa investiu pesadamente em sua expansão orgânica ao longo de 2014. No período, foram abertos 131 pontos de venda e encerradas 11, representando um aumento de 11% na base de lojas. Destaque para a região Nordeste, que ganhou 24 novas lojas e onde a varejista passou a atuar em cinco novos Estados no ano passado. Desde 2009, a RaiaDrogasil abriu 569 lojas.
Para 2015, a empresa projeta abrir 130 lojas em 2015, além de reformar 250 unidades (foram 218 no ano passado). A Raia Drogasil definiu quatro pilares de crescimento para os próximos anos: expansão orgânica, introdução de novos formatos (especialmente sob a bandeira Farmasil), aprimoramento da gestão de categorias e experiência do cliente, e engajamento e potencialização de clientes. Queremos seguir liderando a consolidação do varejo farmacêutico brasileiro e ao mesmo tempo sustentar o ciclo de prosperidade iniciado em 2014, afirmou a varejista.
Revista No Varejo on-line – SP