26/02/2015 às 05h00
Por Richard Milne | Financial Times
O Sea Cow, o navio do Capitão Barba de Ferro no filme “Uma aventura Lego” e os conjuntos de montar das séries “Jungle Tree Sancturary” e “Arctic Base Camp” estiveram entre os produtos que levaram a Lego a registrar um recorde em vendas e lucros em 2014, firmando sua posição de a fabricante de brinquedos mais lucrativa do mundo. O grupo dinamarquês anunciou um crescimento de 13% na receita, para 28,6 bilhões de coroas dinamarquesas (US$ 4,3 bilhões) e um aumento de 15% no lucro líquido no ano passado, para 7 bilhões de coroas (US$ 1 bilhão). A fabricante de blocos de montar recuperouse de uma fase que quase levou ao seu fim, uma década atrás, para se tornar a companhia com os brinquedos mais populares do mundo. A empresa familiar dinamarquesa produziu 60 bilhões de blocos no ano passado. No total, foram 760 bilhões de peças, incluindo 5 bilhões de bonecos. A Lego estima que, em média, cada pessoa no planeta possui 102 de seus “tijolos”. Nos últimos anos, indústrias de brinquedos de todas as partes do mundo vêm lutando contra a preferência das crianças por tablets e smartphones, em detrimento dos brinquedos tradicionais. Mas a Lego vem usando jogos de videogames e aplicativos para lutar contra essa tendência, registrando um crescimento muito maior que o do mercado de brinquedos como um todo. O grupo prevê crescer acima do mercado global também este ano. A concorrente Mattel, fabricante americana das bonecas Barbie e dos brinquedos FisherPrice, anunciou um lucro líquido de US$ 499 milhões metade do resultado de 2013 , sobre vendas de US$ 6 bilhões. A Lego teve um crescimento de dois dígitos nas vendas na Ásia, Europa e América do Norte o desempenho foi mais forte nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China.
Valor Econômico – SP