24/02/2015
China deverá passar Estados Unidos como maior mercado varejista mundial em 2018
Daqui a três anos, a China deverá ultrapassar os Estados Unidos e se tornar o maior mercado varejista do mundo, de acordo com um estudo realizado pela consultoria PwC e pela Unidade de Inteligência da revista britânica The Economist (EUI, na sigla em inglês).
Com um crescimento bem acima da média mundial nos últimos anos, a China vem diminuindo a distância para os Estados Unidos. A expectativa é que o varejo chinês cresça 8,7%, 8,6%, 8% e 7,9% até 2018, enquanto na América do Norte a expansão deverá ser da ordem de 2,5%, 2,4%, 2,5% e 2,6% nesse mesmo período.
Abrigando 19% da população mundial, a China ampliou fortemente seu mercado consumidor doméstico na última década, graças à urbanização, melhoria das condições de vida e crescimento dos salários. Um estudo da McKinsey estima que em 2022 cerca de 75% da população local será classificada como classe média, contra apenas 4% em 2012. Com isso, o investimento estrangeiro no país vem crescendo: apenas em 2014, foram US$ 128 bilhões aplicados no país, segundo a Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad).
Revista No Varejo on-line – SP