ROSEANI ROCHA
10 de Fevereiro de 2015 08:00
Player de um setor privilegiado, por lidar com itens de primeira necessidade e que vem se destacando nas vendas da categoria beleza (uma das que ainda crescem no Brasil), a rede gaúcha de farmácias Panvel prepara sua expansão para o mercado paulista.
Hoje, a rede está presente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas segundo seu presidente, Julio Motin Neto, em 2016 a Panvel inaugurará sua primeira loja no estado de São Paulo. A flagship de 300 metros quadrados estará em um novo shopping construído no bairro do Morumbi quase em frente ao shopping Jardim Sul e que também terá como âncora outra forte marca gaúcha: a rede Zaffari, de supermercados.
A Panvel, que faturou R$ 2 bilhões em 2014 e espera crescer 14% este ano, vive um movimento de expansão, a exemplo do que ocorre com outras cadeias de farmácias do País. Ano passado, a rede inaugurou 26 unidades e para 2015 planeja entre 30 e 35 inaugurações. No Paraná, a rede ainda muito concentrada em Curitiba, deverá abrir unidades em Maringá e Londrina.
Duas características marcam a empresa, prestes a completar meio século no mercado: a qualidade de atendimento e o desenvolvimento de produtos de marca própria. No primeiro caso, a Panvel foi o grande destaque em estudo recente da consultoria Sax sobre as empresas que propiciam melhores experiências a seus clientes, segundo análises dos próprios consumidores.
Já em marcas próprias, são mais de 700 itens. Tudo começou com a produção de fraldas e essa frente de negócios foi crescendo. Hoje, uma das categorias mais significativas é a de higiene e beleza, que representa 35% das vendas da Panvel . Deste percentual, 18% das vendas são de itens de marca própria.
Confira na edição 1646, desta semana do Meio & Mensagem, reportagem completa sobre a expansão do segmento farmacêutico no Brasil e seus investimentos nas respectivas marcas, à espera da próxima onda de consolidação do setor.
Meio e Mensagem on-line – SP