16/12/2014
Estudo da ABF mostra retomada de crescimento após 2º trimestre fraco e projeta alta de 7% em 2014
O setor de franquias cresceu 9,3% no terceiro trimestre, frente ao mesmo período de 2013, segundo balanço trimestral divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgado hoje (16).
O estudo mostra recuperação após desempenho fraco no segundo trimestre, quando o setor cresceu 1,6% na comparação anual – índice bem menor do que o verificado nos primeiros três meses do ano, quando o setor cresceu 5,4%.
Na comparação com o segundo trimestre, o terceiro trimestre apresentou aumento de 10,6% no faturamento. No período, houve aumento de 2,9% de novas unidades.
Entre janeiro e setembro, o setor cresceu 6,8%, na comparação com os primeiros nove meses de 2013.
Ainda de acordo com a pesquisa, 69% das redes ampliaram o faturamento na comparação entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano.
“É importante observarmos que dados como esses revelam o vigor do franchising brasileiro, mesmo diante de um cenário econômico adverso e de um ano tão atípico como foi 2014, avaliou, em nota, a presidente da ABF, Cristina Franco.
Com os novos números, a ABF projeta um crescimento do setor em torno de 7% neste ano. O aumento do número de pontos de unidades deve ser de 10%, em relação a 2013.
Apesar da melhora dos números, o mercado ainda precisa de atenção e a recomendação, segundo Cristina, é de cautela.
“O franchising no Brasil é de fato uma indústria madura, que tem sua força, contudo está inserida na economia e sofre os efeitos do baixo crescimento do País. Sabemos que a expectativa para 2015 é que também seja um ano de dificuldades. Portanto, mantemos a recomendação de cautela aos empresários do setor, de cuidado na gestão de suas operações, para que possamos manter o franchising em uma trajetória de desenvolvimento sustentável, afirmou.
Diante disso, para 2015, a projeção é de um crescimento do faturamento de de 7,5% a 9%.
Revista No Varejo on-line – SP