11/12/2014 às 05h00
Por Beth Koike | De São Paulo
Seguindo o boom dos serviços de assinatura de filmes e músicas, a Amazon lança hoje no Brasil uma ferramenta semelhante para livros. A novidade chega ao mercado brasileiro cinco meses após o lançamento nos Estados Unidos e atualmente é oferecida em seis países.
Batizado de Kindle Unlimited, o novo serviço terá uma mensalidade de R$ 19,90 no Brasil. É o menor custo entre os seis países. Nos Estados Unidos, a assinatura é US$ 9,99 e no Reino Unido, 7,99 libras. Já na Itália, Espanha e Alemanha, a mensalidade é 9,99.
A fim de angariar clientes, a Amazon adotou uma estratégia semelhante a de empresas como Netflix (filme), Deezer e Spotify (música) e Scribd e Oyster (livros) que oferecem o serviço gratuito no primeiro mês de adesão. “A assinatura será grátis nos primeiros 30 dias para que os usuários possam experimentar o serviço. O lançamento acontece em um período de férias, que é propício para leituras”, disse Alex Szapiro, principal executivo da Amazon Brasil.
A leitura dos livros pode ser feita por meio do Kindle (leitor digital da Amazon), tablets, celular, notebooks e computadores. O assinante pode fazer o download de 10 títulos simultaneamente e não há limitação para o número de livros alugados por mês.
No Brasil, a concorrente da Amazon é a Nuvem de Livros, mas boa parte do conteúdo é de obras escolares. Nos EUA, há outras empresas de assinatura de livros que concorrem com a Amazon como a Oyster, que tem um catálogo com mais de 500 mil títulos, e o Scribd, com mais de 100 mil livros.
Nos Estados Unidos, a Amazon também oferece serviço de assinatura de filmes e música – segmentos em que ainda não atua no Brasil. Questionado sobre as expectativas da Amazon para a assinatura de livros e quando a varejista começará a vender outros produtos no Brasil, Szapiro informou que ainda é muito cedo para fazer um balanço do novo serviço e não pode revelar dados estratégicos.
Valor Econômico – SP