10/12/2014
Com apenas uma loja física, supermercadista mineiro investe em tecnologia para integrar canais
Um dos mitos do varejo diz que pequenas empresas do varejo físico precisam primeiro ganhar corpo para depois abrir operações on-line. Outro mito diz que sistemas de gestão servem apenas para grandes empresas. Com apenas uma loja, na cidade de Belo Horizonte (MG), o Supermercado Vip desmente tudo isso.
Com um mix de aproximadamente 25 mil itens e contando também com o site VipFácil para atender consumidores de toda a região metropolitana da capital mineira, o crescimento da demanda online e a necessidade de um controle preciso das operações fizeram com que a empresa buscasse um sistema de gestão (ERP) que desse suporte a seus processos.
Saúde financeira não é uma questão de tamanho. A gestão financeira que o ERP proporciona nos ajuda a minimizar a possibilidade de trabalharmos com um fluxo negativo, prevenindo um furo de caixa, o que é um controle muito importante para a nossa saúde econômica, comenta Bruno Martins, Gerente de Projetos de TI do Supermercado Vip.
A plataforma tecnológica escolhida foi a da PC Sistemas, especializada em sistemas de gestão para a cadeia de abastecimento. Com a implementação do WinThor, ERP da empresa, para os módulos contábil e fiscal, a varejista passou a contar com processos mais assertivos para precificação, limite de compras, relatório de rupturas, recebimento de mercadorias, controle financeiro e análise dos preços dos concorrentes.
Um aspecto interessante é que o sistema aponta a existência de mercadorias com avarias, o que permite ao varejista acelerar o processo de troca do produto. Com isso o setor de recebimento autoriza mais rapidamente a troca, reposição, recolhimento ou devolução do item, afirma Martins. O ERP oferece também a possibilidade de limitação de compras, estabelecendo uma trava para novas transações caso o limite mensal de cada área seja ultrapassado.
A operação on-line também foi integrada ao ERP, fazendo com que o back office alimentasse a página web, encaminhasse os pedidos para separação e emitisse o cupom fiscal da transação. Com a integração tecnológica, o e-commerce passou a ser gerido em sinergia com a operação off-line, o que aumentou nossa eficiência e nos permitirá crescer de forma estruturada, finaliza Martins.
Revista No Varejo on-line – SP