15.11.2014
O Black Friday, tradicional dia de promoções do comércio eletrônico, acontecerá pela quarta vez no Brasil no próximo dia 28 de novembro, a partir da meia-noite. Para essa edição, já está confirmada a participação de grandes lojas nacionais: Americanas, Submarino, Shoptime, TIM, Marisa, Dell, Mercado Livre, Livraria Saraiva, CVC e Hering. A projeção é de que sejam vendidos produtos com descontos de até 70%.
De acordo com pesquisa realizada pelo portal Busca Descontos, que promove o Black Friday brasileiro, os eletrônicos serão os mais desejados na data, correspondendo a 17% das intenções de compra. Em seguida, aparecem os produtos de informática (13%), telefonia (12%) e eletrodomésticos (11%). O levantamento ouviu 20.841 entre os meses de agosto e outubro deste ano.
Faturamento
A expectativa é de que o varejo fature cerca de R$ 1 bilhão durante o Black Friday deste ano. Em 2013, o e-commerce conseguiu lucrar R$ 700 milhões no dia de compras. Também espera-se que as vendas do comércio eletrônico no dia 28 ampliem o valor do ticket médio do comércio eletrônico em 2014.
Segundo levantamento do IBOPE e-Commerce, nos primeiros nove meses de 2014, o valor do cupom médio nas lojas virtuais nacionais foi de R$ 334, idêntico ao registrado durante todo o ano de 2013. No ano passado, o ticket médio do varejo no dia da Black Friday ficou em R$ 437, de acordo com a ClearSale.
Nordeste com 12%
Segundo estudo do Busca Descontos, o Nordeste é a terceira região com mais buscas por produtos na data, sendo responsável por 12% do total. O Sudeste é líder, com 64% das procuras no dia de promoções, seguido pelo Sul, com 15%.
No entanto, a tendência é de que o Sudeste perca espaço neste ano, tendo em vista que os grandes lojistas estão investindo em Centros de Distribuição fora do eixo Rio-São Paulo, possibilitando a redução do custo do frete para outros estados.
“Maquiagem” de preços
Com o propósito de afastar a desconfiança sobre a “maquiagem” de preços, a Camara-e.Net criou o selo Black Friday Legal. Recebem o selo os e-commerces que assinam o Código de Ética da data e se comprometem a não fornecerem falsas promoções. A lista completa de lojas que recebem o selo neste ano estará disponível em http://blackfriday.Com.Br/legal.
Existem sites que também devem ajudar o cliente para que ele não aceite falsos descontos. A Cupom.Com prepara um site especial para o Black Friday, no qual os usuários poderão montar sua própria lista com os produtos que desejarem e terão acesso aos melhores descontos. Após realizar esse “filtro humano”, o site disponibilizará 30 ofertas diferenciadas para os consumidores que acessarem o endereço eletrônico no dia do evento.
O Buscapé apresenta para este ano uma série de serviços que ajudarão o cliente a encontrar as melhores ofertas. Uma das novidades deste ano é o “Selo Black Friday”, que indicará as melhores ofertas disponíveis, tanto no acesso pela Internet quanto pelo aplicativo.
Murilo Viana
Repórter
Diário do Nordeste on-line – CE