Já há alguns anos consolidada como a data mais importante do e-commerce, a Black Friday é sempre muito esperada pelos lojistas online. Em 2019, chegou ao faturamento surpreendente de R$3,21 bilhões em dois dias e as expectativas para esse ano são ainda maiores! Além disso, 418 mil pessoas aproveitaram as promoções e fizeram suas primeiras compras no e-commerce em 2019, números surpreendentes. Neste ano, o mês de abril, com as lojas físicas fechadas, registrou um número de pedidos 3,5 vezes maior que o da Black Friday de 2019. Este ano será, com toda certeza, um ano diferente. As tendências e hábitos estão diferenciados, são milhões de novos consumidores e mais lojas online, ou seja, mais concorrência. Como foi a Black Friday 2019? Mas como foi a Black Friday 2019? Em 2019 a Black Friday foi um verdadeiro sucesso, bem acima do esperado. Isso é o que dizem os dados da Ebit Nielsen, a data bateu o recorde de maior movimentação de pedidos em apenas dois dias. Além disso, a movimentação de pedidos é 23,6% maior do que o registrado no mesmo período no ano anterior, 2018. Isso mostra que a Black Friday vem crescendo muito ao decorrer dos anos e é a cada ano mais esperada.
Quais as expectativas para a Black Friday 2020? Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra, esta será a maior Black Friday no país — se as empresas estiverem prontas para suprir a demanda, principalmente na parte tecnológica. Apesar de não sabermos o cenário das lojas físicas para a Black Friday, em novembro teremos consumidores com uma demanda reprimida, algo que poderá ser muito bem utilizado para vender mais, diz Eduardo. Ainda de acordo com o presidente da SBVC, a Black Friday tem o potencial para ser um sucesso ainda maior do que o do ano passado! Portanto, considere o cenário em um ano que o e-commerce cresceu exponencialmente devido ao isolamento social e adicione milhares de novos consumidores online: certeza que essa será a maior Black Friday de todos os tempos! Sendo assim, o contexto é bastante otimista para quem vende online — e quem não vende, ainda dá tempo para se planejar, criar uma loja virtual e participar! E, agora que você provavelmente já está convencido das vantagens do e-commerce na Black Friday deste ano, separei as 16 maiores dicas (e menos óbvias) para a Black Friday da sua loja online!
16 maiores dicas para a Black Friday da sua loja online
1- Faça uma pré-campanha
Diversas marcas usam a estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas e o reconhecimento perante o mercado, pense em fazer isso também!
Essa ação pode render mais lucros e visibilidade para o e-commerce, além de ser uma excelente alternativa para você potencializar as compras no dia da Black Friday. A pré-campanha é uma forma de “esquentar” seus clientes com ofertas e promoções interessantes, tornando seu negócio mais reconhecido e com boas chances de aumentar a base de clientes.
Crie seus objetivos e trace um plano de ação para as suas promoções. Se você está anunciando em mídias sociais, certifique-se de criar um cronograma de conteúdo e agendar suas postagens com antecedência.
Não tenha medo de enviar mensagens frequentes aos seus compradores porque esse é um dos principais momentos do ano em que eles têm mais chances de fazer compras e querem saber mais sobre suas promoções e vendas.
2- Teste a jornada de compra da sua loja
Mais do que nunca, os consumidores online estão atrás de ótimas experiências de compra. E isso pode ser um grande diferencial em uma Black Friday quase que completamente digital. Experimente como é a jornada de compra do seu e-commerce, como funciona cada etapa do processo, desde anúncios e propagandas até o pós-venda.
Uma parte MUITO importante da jornada de compra do cliente é o checkout. Ele pode ser o motivo por que boa parte dos consumidores decidem abandonar uma compra. Priorize comodidade e segurança, ou seja, ofereça aos clientes as facilidades que eles procuram: vários meios de entrega e pagamento, rapidez e transparência.
Além de garantir transações seguras, é muito importante oferecer no processo de pagamento todas as informações que o comprador precisa ter para preencher corretamente seus dados. Detalhe todas as instruções necessárias para que ele não só saiba como prosseguir, mas também se sinta seguro, como políticas de devolução, formas de contato, valor de frete, entre outros.
3- Tenha todo o time disponível e preparado
Garanta que se algum imprevisto ocorrer, edições no site, alta demanda de atendimento e outras situações, seu time estará lá pronto para ajudar você!
Para não ficar desfalcado e garantir que seus funcionários tenham o intervalo de descanso necessário, divida o time. Um time da manhã/tarde e um time da noite/madrugada, para quinta e sexta-feira.
Para os que vão ficar a noite, é importante lembrar de oferecer um jantar por conta da empresa e lembrar do adicional noturno. Caso esteja trabalhando com uma agência de marketing, procure saber qual o turno que eles irão praticar na Black Friday.
4- Analise seus concorrentes
Quando o público pensa na Black Friday, a primeira associação são preços baixos e muitas oportunidades para fazer um bom negócio. Se você oferecer um produto com um valor desproporcional ao mercado, as chances de compra serão pequenas.
Então, pensando nisso, confira e analise como está o preço de seus concorrentes. Faça isso com antecedência para facilitar a definição de preços e a decisão das estratégias para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo.
Mas, lembre-se de levar em conta o orçamento e o perfil do seu e-commerce para tomar uma decisão final mais certeira e lucrativa para a sua empresa. Analise previamente como estão os valores da concorrência, dê descontos reais, mas que sejam vantajosos tanto para o cliente quanto para você.
Aproveite e também avalie o valor de frete e o prazo de entrega dos principais concorrentes. Além do preço, estes dois fatores são os mais considerados pelos consumidores online.
5- Canais de Vendas
Também é fundamental pensar nas estratégias para levar clientes em potencial para dentro da sua loja virtual. Em uma época do ano em que os consumidores são mais bombardeados por anúncios a todo lado, você tem que estar mais presente que nunca!
Sendo assim, separe um investimento para a Black Friday e garanta sua fatia deste bolo! E, se sua plataforma de e-commerce integra com os canais de vendas que você escolher usar, melhor ainda!
Facebook
O Facebook é um exemplo de canal essencial para sua loja estar. Além de ter um público muito abrangente, através dele é possível gerenciar os anúncios de outras redes sociais também.
Instagram
Outra rede é o Instagram, que inclusive é a mídia social com maior engajamento na internet. O Instagram Shopping permite marcar seus produtos nas imagens anunciadas (ou não). Com um clique, o cliente consegue visualizar o nome do produto e preço. Se houver interesse, é só clicar e será aberta uma página no próprio Instagram com mais informações e produtos relacionados.
WhatsApp
O WhatsApp também pode e deve ser utilizado durante a Black Friday. Ele pode ser ótimo para realizar o atendimento aos seus clientes. Fique de olho para não demorar para responder e não perder nenhuma venda!
Google Ads e Google Shopping
O Google Ads e Google Shopping são coringas para promoções sazonais, especialmente na Black Friday. O Google Shopping exibe a foto e o preço do produto logo de cara para os internautas. Já o Google Ads pode ter o texto alterado especialmente para essa data, chamando mais atenção do usuário.
Marketplaces
Os marketplaces, naturalmente, já participam da Black Friday. O recomendado é sempre ter seu preço mais atrativo em sua loja virtual do que dentro do marketplace. Essa ação deixará seu preço menos competitivo. Entretanto, como citado anteriormente, na Black Friday o cliente é um caçador de preço baixo. Sendo assim, é provável que ele cheque aquela loja que fará a entrega do produto e verá que no site o preço está mais baixo.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é outra excelente saída para quem vai vender na Black Friday. Além de anunciar promoções, os e-mails também são excelentes para recuperar carrinhos abandonados. Basta usar boas estratégias para realmente reter a atenção dos clientes.
6- Valorize os clientes fiéis
Todo dono de e-commerce sabe que manter um consumidor é muito mais barato do que conquistar novos clientes. E a melhor parte disso é que o cliente que é fiel à sua loja voltará a fazer compras periodicamente, sempre em busca de novos produtos ou para substituir os antigos.
Portanto, fidelizar clientes e valorizar aqueles que já são fiéis à sua marca pode ser uma ótima estratégia na Black Friday. Soluções como programas de fidelidade baseados em volume de compras, brindes e promoções exclusivas são uma excelente forma de manter o relacionamento com quem sabe reconhecer o valor da sua marca e contribui para o seu crescimento.
7- Relembre os clientes antigos sobre a sua loja
Outra forma de vender muito na Black Friday da sua loja online e também durante o restante do ano é reativar a conversa com antigos clientes da sua marca.
Vale a pena o envio de um e-mail oferecendo um vale-presente ou um cartão de desconto como incentivo, mostrando que a loja sentiu sua falta e que ele é um cliente importante. Assim, há grandes chances do indivíduo tomar uma decisão de compra que estava levando em consideração, mas ainda não havia se decidido.
8- Crie descontos para compras futuras
Essa é uma estratégia mais útil para reter clientes que encontraram sua loja na Black Friday do que dar descontos maiores que outras lojas. Ofereça um cupom de desconto para que um comprador que chegou na Black Friday aumente seu ticket médio de compras. Você pode oferecer esses descontos para o momento seguinte de compras: o Natal.
9- Aumente o prazo da Black Friday
Já faz algum tempo desde que a Black Friday parou de acontecer apenas na quarta sexta-feira de Novembro. O primeiro exemplo disso é a Cyber Monday, mais um dia de promoções, mas focada em dispositivos eletrônicos. Normalmente, é a primeira segunda depois da Black Friday.
Além disso, com a Cyber Monday, acontece que as promoções das lojas durem também todo o fim de semana entre as datas. Portanto, não se concentre em apenas um dia. Ao invés de estar apenas em uma sexta-feira, sua Black Friday pode acontecer de uma sexta a outra, por exemplo!
10- Tenha um layout responsivo
As pesquisas apontam que as pessoas gastam 51% do seu tempo de uso de internet em dispositivos móveis, contra 42% que são gastos em computadores. É por isso que é tão importante ter um modelo de site responsivo que seja compatível com dispositivos móveis.
Garanta que os compradores possam navegar facilmente e fazer compras em seu site com seus dispositivos móveis sem problemas. Para isso, verifique se sua plataforma de e-commerce fornece layout responsivos!
11- Use um contador regressivo de promoção
Um widget de contagem regressiva pode ser uma maneira divertida de aumentar o clima de fim de ano e também motivar os compradores a agir! É uma ótima forma de criar o senso de urgência nos seus clientes e fazê-los tomar a decisão de compra mais facilmente!
12- Use SEO
Certifique-se de que seu site está atualizado sobre questões de SEO. O SEO é importante porque pode ajudar a melhorar sua visibilidade e classificação de páginas no Google. Verifique as tags dos títulos do seu site, as meta descrições, existência de páginas de erro 404 e também as URLs.
Sempre use palavras-chave relevantes para seu produto ou serviço!
13- Prepare o atendimento para a Black Friday
Como a Black Friday dura apenas um dia, é necessário que o atendimento seja satisfatório para o usuário. Uma experiência ruim pode comprometer futuras compras. Além disso, o dia da Black Friday terá grande demanda, isso é o esperado. Portanto, esteja pronto para oferecer um suporte adequado para não perder vendas.
Lembre-se de manter o atendimento reforçado também nos dias seguintes à Black Friday, principalmente no sábado e segunda-feira. Pois o volume de dúvidas, reclamações e trocas pode aumentar na mesma proporção das vendas.
Se sua loja for estender as promoções até domingo ou segunda, faça o mesmo com a estratégia de atendimento.
14- Teste tudo
Antes da Black Friday, visite seu site como um comprador e verifique se tudo está funcionando como deveria, incluindo os processos de checkout. A última coisa que você quer é que ocorra uma crise ou mau funcionamento durante a Black Friday, certo?
15- Faça uma pesquisa de satisfação pós Black Friday
A dica é aproveitar a Black Friday para saber o que pode ser melhorado em sua empresa, portfólio de produtos, preços, entrega, retornos de dúvidas e outros. Para isso, use e abuse do e-mail marketing! Ele é o melhor canal para esse tipo de interação pós-venda.
16- Meça os resultados
Independentemente do seu foco, toda campanha de promoção caminha para o mesmo objetivo final: aumentar a venda de produtos e, consequentemente, gerar mais lucro para a empresa.
Então, além de investir em promoções, também é ideal que se invista no acompanhamento e análise do desempenho da ação. Quando a promoção terminar, é muito importante extrair relatórios que reúnam um compilado de boas práticas para auxiliar no planejamento dos próximos passos.
Além do que apontar como cada etapa da campanha se comportou, os dados obtidos contribuirão para a otimização da sua verba, garantindo que o valor investido seja aproveitado ao máximo e sempre com o foco na conversão final.
Fonte: Blog da Iset