Ação ajuda mall a analisar a eficácia da comunicação por SMS, aumentar o número de cadastrados e qualificar a base de CRM. Desde 2015, o Botafogo Praia Shopping vem realizando campanhas frequentes para incentivar os frequentadores a se cadastrar na sua rede de Wi-Fi gratuita.
A mais recente, entre os dias 5 e 6 de setembro, dava aos cem primeiros cadastrados, na hora, um ingresso para assistir ao filme “Pets – A Vida Secreta dos Bichos” no cinema.
Essas campanhas estão trazendo inúmeros benefícios para o mall e lojistas, que participam oferecendo descontos e brindes.
Com as campanhas de cadastramento, o mall analisa a eficácia da comunicação por SMS, aumenta o número de cadastrados no Wi-Fi e qualifica a base de CRM. Para as lojas, a ação permite atrair consumidores que frequentam o mall. Em recente pesquisa realizada pelo Comitê de Clientes, mais da metade dos presentes elogiou a iniciativa.
Conversamos com a gerente de marketing do Botafogo Praia Shopping, Bárbara Rebello, para saber mais sobre o assunto.
Acompanhe:
Portal do Shopping: Como os cadastros dos frequentadores são gerenciados?
Bárbara Rebello: O Botafogo Praia Shopping oferece Wi-Fi gratuito para seus clientes. O cadastro para utilização deste serviço é gerenciado por uma ferramenta própria, a Ancar Labs. Esta mesma ferramenta nos permite enviar mensagens SMS para os clientes do shopping assim que eles se conectam ao nosso Wi-Fi, mediante prévia autorização do mesmo no ato do cadastro.
A fim de estreitar o relacionamento com nossos clientes, incentivar o uso do Wi-Fi gratuito do shopping e divulgar as ações promocionais das lojas do Botafogo Praia Shopping, desde a Black Friday 2015 realizamos uma ação mensal chamada Wi-Fi Premiado Botafogo Praia Shopping. Com divulgação exclusiva nos canais digitais do shopping, a ação consiste em premiar os clientes que se conectam ao Wi-Fi gratuito do shopping, seja com um desconto, um vale-brinde ou um ingresso de cinema.
Portal do Shopping: Quais os resultados das campanhas? Os objetivos são alcançados?
Bárbara Rebello: As ações costumam durar de um a quatro dias, de acordo com a quantidade de prêmios oferecidos. No período da ação, observamos um aumento de 50% no número de novos cadastros realizados e de até 30% de clientes conectados se comparado aos demais dias da semana. As lojas que oferecem descontos aumentam suas vendas em até 5%. Já as que oferecem brindes e coquetéis, conseguem realizar vendas para 30% dos clientes que entram nas lojas. Quanto aos convites de cinema, 80% dos clientes utilizam na Cinemark do Botafogo Praia Shopping e 60% levam um acompanhante pagante.
Portal do Shopping: Quais os principais benefícios das campanhas?
Bárbara Rebello: Por dia de ação são enviadas, em média, 150 mensagens SMS. 1/3 destes clientes retiram o brinde ou utilizam o desconto oferecido. Este é um ótimo termômetro para o shopping analisar a eficácia da comunicação por SMS, aumentar o número de cadastrados no Wi-Fi e qualificar a base de CRM. Para as lojas, a ação permite atrair consumidores que frequentam assiduamente o Botafogo Praia Shopping e mantêm uma relação de confiança com o shopping. Para o cliente, o Wi-Fi Premiado torna o Botafogo Praia Shopping ainda mais atrativo. Em recente pesquisa realizada em nosso Comitê de Clientes, mais da metade dos presentes elogiou a iniciativa.
Portal do Shopping: O que é feito com os dados recolhidos?
Bárbara Rebello: O Wi-Fi Premiado Botafogo Praia Shopping já está programado para os próximos quatro meses. Estamos, inclusive, preparando surpresas exclusivas para os clientes que se conectarem ao nosso Wi-Fi gratuito durante a Black Friday 2016. Nosso objetivo em médio prazo é oferecer prêmios cada vez mais vantajosos e contar com um número sempre maior de lojas parceiras. Em longo prazo, queremos que o Wi-Fi Premiado seja uma ação diária com prêmios inovadores e exclusivos a cada acesso. Com isso, além de fidelizar o cliente, tornaremos o envio de SMS uma ferramenta de comunicação ativa e eficaz a serviço do shopping e suas lojas.