O Walmart está entrando no mercado de vendas de veículos por meio de parcerias com grupos de concessionárias, incluindo a AutoNation, a segunda maior do ramo nos Estados Unidos. A empresa lança, em abril, a plataforma de venda de veículos online CarSaver que estará disponível em cerca de 25 lojas da rede em quatro mercados: Houston, Dallas, Phoenix e Oklahoma City. A Ally Financial é a principal financiadora do programa.
A plataforma permite que os consumidores selecionem, financiem e façam seguro dos veículos no site ou em quiosques touch-screen, além do suporte de profissionais bilíngues ao telefone. Funcionários da CarSaver dentro do Walmart irão explicar como o programa funciona para os consumidores da loja. Os interessados terão a opção de selecionar um veículo novo, usado ou carros usados com certificados de qualidade, se candidatar ao financiamento e montar seu plano de seguros.
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Depois que esse processo for concluído, a CarSaver irá conectar o cliente a um revendedor local certificado e agendar uma visita à loja. Se o cliente não entrar em contato com o revendedor, um atendente especializado em carros da CarSaver ligará novamente.Se a compra for concluída, a revendedora paga à CarSaver uma “taxa” de US$ 350 na maioria dos estados. Dependendo do estado, o pagamento vem na forma de uma taxa de assinatura.
Em abril do ano passado, a CarSaver, o Walmart, empresas automotivas e vinte revendedores participaram de uma versão piloto do programa em Stuart, na Flórida. Cerca de 80% dos agendamentos feitos por meio do programa tiveram suas compras concretizadas e, em média, o consumidor economizou mais de US$ 3 mil do preço da etiqueta, por conta dos preços vantajosos do programa, afirmou Sean Wolfington, CEO da CarSaver.
Os representantes do Walmart não comentaram o assunto. A gigante não faz comentários sobre iniciativas e operações que ainda não foram expandidas para todo o país. A CarSaver foi fundada em 2012 por Chad Colliler e Wolfington, em Miami. Wolfington é sócio da Honda de Los Angeles e Collier é president da CarSaver e um antigo revendedor.
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“Antes de vender a minha revendedora, eu notei que os revendedores que nós comprávamos os veículos também vendiam para outros 10 e 15 revendedores, e isso comprometia a nossa taxa de conversão e a experiência do consumidor que estava sendo bombardeado por ofertas de todos os lados, ” afirmou Collier. “Esse é o motivo pelo qual nós entregamos mais agendamentos que as revendedoras”.
Enquanto descrevia o programa do Walmart, Wolfington se referiu frequentemente a um programa similar de sucesso criado pela Costco. Há 20 anos, ele gerenciou o programa de compra de carros da Cotsco para a revendedora que ele trabalhava. “Eu estava impressionado com o programa da Cotsco e o quão mais fácil era para a revendedora já que os consumidores confiavam na Cotsco e apreciavam o preço bom e sem a chateação”, comentou.
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Wolfington ficou “convencido que essa era a maneira certa de vender carros – com um preço justo e transparente, apresentado por marcas que os consumidores confiam”. Depois, o executivo ajudou a criar a plataforma de tecnologia que fez o negócio de compra de carros por meios digitais avançar, incluindo o CyberCar/Automark, que foi comprado pela Reynolds and Reynolds/BZ Results. Mais tarde, essa empresa foi comprada pela, o que agora, CDK Global e VIN Solutions, que também foi comprada pela Cox Automotive.
O programa da Cotsco vende, em média, mais de mil novos veículos por ano pelo Costco outlet, de acordo com Wolfington. A plataforma do Walmart planeja vender mil veículos, entre novos e usados, por ano. Existem cerca de 3.500 lojas do Walmart nos Estados Unidos.
Fonte: Meio e Mensagem