A varejista norte-americana Walmart considera a hipótese de integrar sua operação de venda física e online no Brasil, repetindo o formato que o grupo já opera no mundo. O plano de reformulação de seus 130 hipermercados prevê a reserva de uma área para operar o “click and collect”, local onde o cliente retira o produto comprado no site. Hoje, as lojas físicas e comércio eletrônico do grupo operam separadamente no País, como empresas distintas.
“Já temos algumas trocas, mas entendemos que isso pode ser aprofundado”, diz Flávio Cotini, presidente do Walmart no Brasil. “Estamos trabalhando em etapas.”
Primeiro, o executivo está se concentrando no projeto de transformação dos hipermercados.
A operação brasileira encolheu nos dois últimos anos. Em 2014 e 2015 a receita caiu 9% e 2%, respectivamente, e a empresa não informa se teve lucro. Neste ano, registrou aumento de 5% nas vendas de janeiro a junho. Cotini, acredita que deve fechar ano numa taxa positiva. Parte desse aumento virá do Maxxi Atacado, com 44 lojas, e que também foi alvo de reformas recentes. O Valor apurou que o Maxxi cresceu pouco mais de 30% de julho a setembro.