O Walmart acaba de registrar a patente de uma criptomoeda que poderá ser rival do projeto do Facebook. Com o registro da patente, a Walmart poderá beneficiar o mercado de criptomoedas com um ativo digital completamente popular. Dessa forma, a Libra do Facebook deverá encontrar concorrência de peso com o novo projeto do Walmart.
Com milhões de lojas espalhadas por vários países, a rede de supermercados Walmart é uma das maiores do mundo. Essa abrangência poderá ajudar o supermercado na adoção de sua própria criptomoeda. Somente em funcionários, a rede Walmart possui dois milhões de pessoas.
Walmart poderá pagar dois milhões de funcionários com criptomoedas
Imagine dois milhões de pessoas recebendo seus pagamentos em criptomoedas? Essa novidade poderia impactar os negócios do Walmart. A gigante multinacional trabalhará em uma criptomoeda própria.
Com o registro de uma marca de patente relacionada a um ativo digital, o Walmart revela ter planos para o mercado de criptomoedas. De acordo com o registro patenteado pela empresa, o projeto parece ser muito semelhante a Libra, a criptomoeda do Facebook.
Rede de supermercados está copiando o Facebook?
No início de junho de 2019 o Facebook anunciou oficialmente a Libra. Embora o lançamento da moeda não tenha acontecido, a criptomoeda do Facebook causou enorme impacto mundial. Estados Unidos, França e outros países demonstraram preocupação com o projeto Libra.
A Libra será lastreada em outro ativo, sendo então uma stablecoin. Parece que essa também será uma característica presente no projeto do Walmart. A rede de supermercados poderá oferecer uma tecnologia bem parecida com a da Libra. A previsão é de que a criptomoeda do Facebook seja lançada no início de 2020.
Outras semelhanças com a Libra revelam que o projeto do Walmart poderá oferecer concorrência a criptomoeda do Facebook. No White Paper do projeto, Mark Zuckerberg anunciou que a Libra será utiliza para democratizar o acesso a serviços bancários para pessoas carentes. Praticamente o mesmo é apontado no projeto da rede de supermercados.
“A moeda digital pode estar atrelada ao dólar norte-americano e disponível para uso somente em varejistas ou parceiros selecionados”.
Contudo, a criptomoeda do Walmart apresenta algumas características que ainda não foram anunciadas pela Libra. Assim como outras criptomoedas, uma espécie de “juros” será paga para os detentores do ativo digital da rede de supermercado.
Além de oferecer uma bonificação para quem tiver a criptomoeda, o projeto do Walmart possui outros diferenciais. O ativo digital permitirá que o histórico de compras envolvendo a criptomoeda seja armazenado. Por outro lado, será permitido até a restrição de compra de determinados produtos através da criptomoeda do Walmart.
Fonte: Live Coins