Tanto no Facebook quanto no Instagram, comércio amplia relacionamento com os clientes e tem retorno financeiro
Por Redação
Quando se trata de liderança no engajamento de redes sociais como o Facebook e o Instagram, o varejo e o e-commerce lideram as pesquisas, segundo a Emplifi, marca focada em care, que analisou o total de interações em perfis de marcas no Instagram e no Facebook, no período entre julho e setembro de 2021, e divulgou o ranking dos setores da indústria que obtêm maior engajamento em cada uma dessas plataformas.
O levantamento mostra que o segmento de varejo é líder em engajamento no Facebook, com 20,2% do total de interações em perfis de marcas na rede. Inclusive na comparação com o estudo anterior, realizado no primeiro trimestre deste ano, foi registrado um aumento de 0,6% na taxa de interação de contas pertencentes a esse setor, que antes era de 19,6%. Já o e-commerce garantiu a segunda colocação, com 15,1% das interações, mantendo sua posição no ranking desde o começo do ano, mas dessa vez, com uma porcentagem um pouco menor, já que no primeiro trimestre a taxa de interação registrada era de 16,2%.
Apesar dessa diminuição no Facebook, o e-commerce triunfou no Instagram, garantindo o primeiro lugar em termos de interações na rede social. Em comparação com o levantamento realizado no início do ano, a performance de perfis de e-commerce no Instagram passou de 24,5% para 42%, enquanto o varejo, que foi o grande destaque em termos de interação no Facebook, ficou na terceira colocação, atrás das contas de moda (que registraram 12,9% das ações dos usuários). Ou seja, o varejo foi responsável por 10,8% delas, mas em compensação houve uma grande diminuição na porcentagem de interações do setor de moda que, no início de 2021, tinha 22,5% das ações dos usuários, e no segundo trimestre registrou uma queda de 9,6%.
O estudo mostra também que no Facebook o setor de beleza, que antes era responsável por 8,5% das interações, deu lugar ao segmento de serviços, na terceira posição, com 9,7%. Já as contas da indústria da beleza passaram para o quinto lugar, com 5,7%, ficando atrás do setor de moda, que registrou 7,7% das interações.
Confira abaixo os setores que mais se destacaram em cada uma das redes sociais, no terceiro trimestre de 2021:
1.Varejo – 20,2% das interações
2. E-commerce – 15,1% das interações
3. Serviços – 9,7% das interações
4. Moda – 7,7% das interações
5. Beleza – 5.7% das interações
1. E-commerce – 42% das interações
2. Moda – 12,9% das interações
3. Varejo – 10,8% das interações
4. Beleza – 8,8% das interações
5. Serviços – 6,1% das interações
Fonte: Super Varejo