Lacta e Renner são exemplos de empresas que oferecem tecnologia 3D para demonstrar inovação e conquistar consumidores
Por Redação
O varejo está, cada vez mais, em busca de tecnologias que ajudem na experiência do cliente. É o caso da Lacta, marca da Mondelez International, que acaba de lançar um loja – a Loja Lacta – que disponibiliza todo o portfólio da marca de forma interativa e usando tecnologia 3D, com uma experiência no multiverso.
Desenvolvido de forma colaborativa pela ByondXR, o projeto permite, às pessoas ingressarem no universo da marca online, entrando em contato com todo o portfólio de Lacta e lançamentos dentro de uma loja totalmente interativa, como se estivessem fisicamente em uma.
Por meio da gamificação e de recursos interativos, a Loja Lacta permite interações como responder a um quiz para receber as sugestões de presente ideal para cada amigo ou familiar, ou participar de jogos para receber descontos ou um prêmio especial.
Existem também outros tipos de ativações, como acompanhar a live de um influenciador, como se ambos estivessem dentro da loja, de forma interativa e estimulando as pessoas a permanecerem mais tempo na loja, além de aproximar a marca de seus consumidores.
O lançamento da marca é considerado um exemplo de tecnologia que insere os consumidores no que parece ser o início do previsto Metaverso – unverso virtual no qual as pessoas podem interagir entre si, vivenciando experiências reais em ambientes digitais.
Parceria com rede social
O Snapchat e a Renner fizeram uma parceria para a implementação de lente Try-on na varejista, permitindo que os consumidores experimentem até três modelos variados de calçados comercializados pela Renner por meio da Realidade Aumentada, usando a Snap Camera; Também é possível utilizar o recurso por meio de um Snapcode, um QR Code que pode ser escaneado com o Snapchat. Esses códigos foram espalhados por unidades da rede varejista, aos quais os usuários podem apontar a câmera para acessar a Lente de Realidade Aumentada no app.
“Esse é apenas o primeiro passo em direção a uma realidade que otimiza a experiência presencial dos compradores, com oportunidades cada vez mais ‘touchless’. A Realidade Aumentada, com uma avançada tecnologia Try-On, conecta os Snapchatters às suas compras por meio de seus dispositivos móveis, tornando a experiência de compra incrivelmente fácil e relacionável”, afirma Andre Joel, Head de Parcerias de Vendas para a América Latina na Snap Inc..
Além dos tênis que já podem ser experimentados, a parceria estuda expandir o escopo de itens no futuro. O objetivo é que as Lentes Try-On possam ser utilizadas com outros produtos como relógios, camisetas, óculos, bijuterias e até mesmo maquiagens.
O projeto também permite o uso da Lente Portal, para que o usuário faça um tour virtual por um ambiente 3D. Com ela, os clientes da Renner podem simular uma visão panorâmica de uma plantação de algodão orgânico, aproximando o público da coleção especial do Selo Re, selo de moda responsável da Renner, bem como transportar as pessoas para um cenário com fontes de energias renováveis, como a energia eólica que já faz parte do abastecimento da operação da varejista.
Fonte: IT Forum