Somente nos EUA grandes varejistas fecharam mais de 5.000 lojas físicas devido à concorrência de vendedores online. Para modificar o cenário as companhias estão usando a tecnologia para proporcionar novas experiências de compras aos consumidores e também já se prepara para o futuro da indústria.
Na London Fashion Week (LFW) que ocorreu em setembro, diversas marcas apresentaram suas inovações e discutiram as novidades para o setor. Um dos destaques foi a e-commerce japonesa Rakuten que lançou no evento o Fit Match que promete ajudar os consumidores a comprarem roupas que sirvam o seu perfil corporal.
Outra empresa que chamou a atenção foi a Amazon que lançou sua própria coleção e testou um serviço de entregas da passarela para sua casa. Os itens comprados pelo Prime Now eram entregues em 1 hora em Londres e em 1 dia para o restante da Europa.
Segundo James Clark, palestrante da London College of Fashion (LCF), a Amazon não somente fornece conveniência e serviço, mas se preocupa em criar uma relação com o seu consumidor. Além disso, Clark afirmou que a iniciativa da companhia pode abalar o mercado da moda se triunfar.
No mesmo período em que ocorreu a LFW, a Oracle Retail Industry Forum discutiu como eles utilizaram a tecnologia na rede de abastecimento. Diesel, Gap e Asos já usam o sistema criado pela companhia.
A Diesel usa um sistema de planejamento que gerencia o fluxo do estoque por meio do ciclo de vida do produto. Já a Gap trabalha para padronizar os seus processos de merchandising e a Asos utiliza uma tecnologia de otimização de apuramento na nuvem.
Jeff Warren, VP de gerenciamento de soluções da Oracle Retail, afirmou que o mundo da moda está se preparando para liderar grande parte da inovação tecnológica no varejo.
O futuro deste mercado está atualmente focado na influência que a tecnologia, principalmente AI e realidade aumentada tem na moda, afirmou Clark. O retailtech é um tema tratado por muitas empresas e isso é um ótimo sinal para a próxima geração desta indústria.
Fonte: Startse