Por Carin Petti | As franquias são responsáveis por 36 das 50 marcas com maior presença nos shoppings do país. O setor de alimentação lidera, seguido por serviços e conveniências e por vestuário. Os dados são do estudo Mix de Shoppings – Impacto das Franquias, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), divulgado esta semana.
O levantamento aponta que 27% das lojas de shoppings são franquias – total que, nas projeções da Associação Brasileira de Franchising (ABF), chega a 32% quando incluídas também as empresas não associadas à entidade.
O Boticário encabeça a lista de marcas mais presentes em shoppings, com atuação em 76% dos empreendimentos do país, seguido pela Cacau Show, com 71%. Também são destaque entre as franquias Chilli Beans (62%), Burger King (61%), McDonald’s (58%), Lupo (55%), Espaçolaser (54%), Havaianas (52%), Hering (50%) e CVC (48%).
Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, os números resultam em grande parte do modelo de expansão do franchising.
“O sistema traz a particularidade de abertura geográfica nacional, com o crescimento de uma maneira mais veloz, já que, no final, você tem um parceiro de negócio franqueado realizando investimentos e atuando como dono na ponta”, diz ele. “Já no varejo tradicional, para se expandir e alcançar mais shoppings, são necessários investimentos intensivos de redes proprietárias nas lojas próprias”, diz ele.
Fonte: Valor Econômico