Por Leandro Luize | A cesta do varejo brasileiro está repleta de boas notícias, com faturamento de R$ 1,05 trilhão e crescimento nominal de 19,9% no ano passado em relação a 2021. E 18 farmácias integram a seleta lista das 300 maiores representantes do setor.
É o que aponta o mais novo estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBCV), divulgado na noite desta segunda-feira, dia 14. Juntas, as redes de farmácias movimentaram R$ 84,73 bilhões em 2022, o que equivale a 8% do varejo brasileiro.
Os dados consideram o resultado de vendas ao consumidor, já descontando outras operações como de atacado e franchising. A pesquisa avalia ainda indicadores estratégicos como a base ativa de clientes e a diversidade de gênero e raça no quadro funcional, nas lideranças e nos conselhos da companhia.
No varejo brasileiro, quem são as farmácias dominantes?
O varejo brasileiro viu a Raia Drogasil subir uma posição no ranking, ao alcançar a sexta posição geral. Com R$ 30,95 bilhões de receita, a líder do segmento farmacêutico ampliou de R$ 11 bi para R$ 17 bi a distância em relação à DPSP, 14ª maior varejista do país. As duas são as únicas redes de farmácias a ultrapassar dois dígitos de faturamento. Completam o top 5 a Pague Menos, as Farmácias São João e a Panvel. A novidade no top 300 é a Farma Conde.
“Ao lado dos setores alimentício, de food service, cosméticos e moda premium, o varejo farmacêutico é uma das atividades que vêm mantendo e deve sustentar indicadores de crescimento acima da inflação. E ele reproduz fielmente o varejo nacional, fortemente caracterizado pela atuação de redes regionais”, argumenta Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Fonte: Panorama Farmacêutico