Pesquisa mostra que a mudança de hábito durante a pandemia contribui para o setor de supermercados ampliar sua participação no comércio
Por Redação
A Pesquisa Anual de Comércio (PAC) 2020, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a mudança de hábito durante a pandemia contribui para o setor de supermercados ampliar sua participação no comércio. Pelo levantamento, os supermercados e hipermercados responderam por 13,6% da receita operacional líquida, acima dos 12,9% registrados em 2019. É o grupamento de atividade com maior participação entre os 22 nos quais se dividem as empresas comerciais.
O comércio varejista de produtos alimentícios, bebidas e fumo também avançou, passando de 4% em 2019 para 4,4% em 2020, ao lado do comércio por atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, de 7,5% para 8,5%, considerando a mesma base de comparação.
Já o comércio por atacado de combustíveis e lubrificantes – que ocupa segunda posição no ranking – apresentou retração, passando de 11,6% em 2019 para 10,1% em 2020. Houve redução da parcela do comércio varejista de combustíveis e lubrificantes de 8,4% para 7,2%, considerando a mesma base de comparação.
De acordo com o IBGE, as mudanças refletem o cenário de isolamento social provocado pela pandemia, especialmente nos primeiros meses. Com grande parte das pessoas ficando em casa, o consumo de produtos de primeira necessidade, como alimentos, aumentou, seja em supermercados e hipermercados ou no varejo e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, tomando espaço de outros segmentos.
Fonte: S. A. Varejo