Após quase 4 décadas de lojas físicas, uma das principais varejista de cosméticos do País usa o digital para ampliar presença em todo o mercado nacional
Por Larissa Darc
“Colocar um produto na prateleira a gente sabe, mas e subir ele no site?”. Esse foi o desafio da Sumirê para entrar no mundo digital. Após 38 anos de atuação no mercado físico, a companhia de cosméticos expandiu a área de atuação para omundo virtual.
Durante o último ano, o faturamento do comércio eletrônico de cosméticos cresceu 68%, conforme dados apurados por um estudo da agência Corebiz. O segmento da beleza foi o que mais cresceu dentro do universo do e-commerce, com alta de 107,4%, e faturamento de R$ 2,11 bilhões em 2020.
Para compor o mercado digital, a Sumirê passou cinco anos se preparando. Após o lançamento do site, passou a atender quase todos os estados do país. Antes da digitalização, 95% dos clientes eram de São Paulo.
A plataforma permitiu que a rede alcançasse novos públicos, trazendo novos desafios para a administração. “O cliente online é o que pesquisa e também é muito exigente no serviço e no pós-venda”, contou Renata Minami, sócia diretora da Sumirê no auditório Cases Place do Fórum E-commerce Brasil 2021.
Se antes as lojas físicas vendiam produtos voltados para as classes B, C e D, no digital percebeu uma procura maior por produtos premium. O perfil de consumidor também ficou mais amplo, atraindo um número maior de clientes homens. “É um mundo fascinante pela riqueza de possibilidades”, diz Renata.
Fonte: E-Commerce Brasil