Em seu último relatório de resultados, com dados de setembro de 2021, o grupo Falabella informou que as receitas em moeda local cresceram 11,3%, o que inclui uma forte expansão do canal online, de 1.171%
Por Andrés Pozo
Depois de quase uma década de atuação no Brasil, o grupo chileno Falabella acaba de anunciar que vai acelerar o seu crescimento, com abertura de oito lojas, que vão se somar às 53 que a empresa já tem no país.
Em 2013, a holding comprou 50,1% da rede brasileira Dicico, com foco em pisos e revestimentos, banheiros e cozinhas. Alguns anos depois, em agosto de 2018, adquiriu o restante da propriedade.
Desde então, a empresa vem conhecendo o mercado e ajustando sua proposta de valor. Também vem apresentando sua marca Sodimac. Em 2015, abriu as primeiras lojas com essa bandeira e ao longo dos anos foi migrando para Sodimac Dicico.
A empresa tem aberto lojas físicas no estado de São Paulo, mas possui maior alcance pelos canais digitais, explica Alejandro Arze, gerente-geral corporativo da Sodimac.
“Desde a compra da Dicico, mais que dobramos nossas vendas, com avanços importantes em questões digitais”, resume Arze.
Com as vendas online em dois dos principais marketplaces do Brasil, a empresa conseguiu aumentar a base de clientes e chegou a regiões onde não possui lojas físicas.
“Dessa forma, estendemos as entregas além de São Paulo para o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás e Distrito Federal”, diz Arze.
Isso é possível graças aos dois centros de distribuição que a empresa tem no país. “Começamos as entregas em 48 horas para grande parte de São Paulo e, em alguns casos, em 24 horas”, resume.
Em seu último relatório de resultados trimestrais, com dados de setembro de 2021, a empresa informou que as receitas em moeda local cresceram 11,3%, o que inclui uma forte expansão do canal online, de 1.171%. Nos primeiros nove meses de 2021, acumulou receita de US$ 211 milhões.
O potencial do Brasil
Embora o Brasil represente uma porcentagem menor da receita do grupo — que também tem presença no Chile, Peru, Colômbia, México, Argentina e Uruguai –, Arze destaca o enorme potencial do país.
“Independentemente da situação econômica, temos muito espaço para continuar ganhando participação de mercado. Atingimos um mercado potencial de aproximadamente 145 milhões de habitantes com nossa oferta”, afirma o executivo.
Fonte: Valor Econômico