Expectativa é contar com retomada da confiança do consumidor no segundo semestre
De acordo com a pesquisa mensal da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), no mês de abril o setor atacadista e distribuidor apresentou queda real (deflacionada) de -1,15% em relação ao mesmo mês do ano passado – menor do que o recuo registrado em março, que foi de -1,72%. No acumulado do ano, houve uma redução de -0,59%. Na comparação com o mês de março, a queda foi de -8,55%.
Já em termos nominais, houve crescimento de 8,02% frente a abril de 2015 e de 9,28% no acumulado de janeiro a abril, comparado ao mesmo período do ano passado. Em relação a março, houve queda real de -8%.
Segundo a entidade, o dado positivo é que o ritmo de queda diminuiu e tende à estabilidade neste primeiro semestre, em termos reais. Para o segundo semestre a associação espera alguma melhora, já que a base de comparação de 2015 é fraca e há outros fatores que apontam para um cenário mais otimista.
“Como as empresas do setor já vinham se preparando para atravessar mais um ano cheio de desafios, acreditamos que a meta de pelo menos reverter o resultado negativo de 2015 (queda real de -6,8%) seja ainda possível, caso haja uma retomada da confiança do consumidor no segundo semestre”, completa José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da Abad.