Fazer com que o cliente perca menos tempo em filas, oferecendo a opção para que ele mesmo pague sua conta ou comanda, motivou a rede de lojas DeliDelicia – que apresenta entre outras opções de serviços, restaurantes em seus pontos de venda no Estado do Rio de Janeiro – a adquirir terminais para autoatendimento ou self checkouts, além de totens para pagamentos da Visual Mix. “O cliente pode ser atendido com filas reduzidas na loja convencional de varejo alimentício como também no pagamento das comandas dos restaurantes agregando agilidade e tecnologia ao varejista.”, explica Roseli Morsch, diretora-comercial da Visual Mix.
Os self checkouts foram instalados nas Lojas DeliDelicia da Olegário Maciel e Vogue Square, enquanto os totens para pagamentos já estão funcionando nos restaurante dos mesmos pontos de venda, além da loja DeliDelicia do MAP. A expectativa com a aquisição dos terminais é oferecer agilidade e qualidade no atendimento para os clientes da rede. “Queremos utilizar a tecnologia como fator agregador de serviços, um facilitador para as compras, além de levar comodidade e atendimento aos consumidores que exigem rapidez e não tem tempo para perder em filas. O toten e o self checkout proporcionam flexibilidade de atendimento aos clientes que querem privacidade”, afirma Gláucio Nascimento, gerente de TI (Tecnologia da Informação) do DeliDelicia.
Até o momento, a empresa avalia como positiva o investimento realizado nos terminais para pagamento. A tecnologia tem agradado principalmente aos clientes brasileiros que frequentam as lojas da rede no estado carioca e que são familiarizados com a tecnologia do autoatendimento pelo mundo. “A utilização dos equipamentos no restaurante tem sido muito positiva. Hoje muitos clientes preferem pagar no totten e nem procuram mais o PDV convencional. Eles elogiam bastante, principalmente os clientes que viajam com frequência e já conhecem a solução em outros países. Pretendemos instalar em todas as nossas lojas”, avalia Nascimento.
A solução também tem agradado aos turistas que estão visitando a capital carioca, uma vez que fora do Brasil este tipo de tecnologia para autoatendimento já está difundida. Os estrangeiros ou turistas estão entre os principais usuários dos terminais para autoatendimento nas lojas da rede de conveniência. “Notamos que muitos ainda preferem realizar o pagamento no caixa convencional, enquanto os estrangeiros procuram os terminais de autoatendimento. É uma questão cultural e precisamos realizar um trabalho constante para mostrar e incentivar a utilização dos equipamentos”, ressalta.