O empresário João Appolinário sempre quis fazer do varejo uma fonte de inovação. Seu maior desejo, desde que começou a empreender, foi unir a falta de tempo das pessoas com produtos inovadores, que realmente facilitassem de alguma forma o dia a dia de cada um. E para colocar em prática este desafio, depois de muitas pesquisas, em 2000 ele lançou na TV um programa voltado exclusivamente à venda de produtos.
O negócio deu tão certo que hoje a Polishop tem um verdadeiro arsenal de canais de vendas: televisão (call center), internet, catálogos, vendas corporativas, porta a porta e 236 pontos físicos.
A dica do criador da Polishop para os empreendedores é investir no conceito de omnichannel – integração do varejo em todos os canais: internet, loja física e compradores e se preocupar principalmente com a administração do seu negócio, independentemente da crise econômica.
Como surgiu a ideia do negócio da Polishop?
Eu sempre acreditei que o varejo poderia ser feito de uma forma inovadora. Percebi também que as pessoas estavam cada vez mais sem tempo. Foi quando tive a ideia, após conhecer o modelo de negócios em outros países, de implantar na TV um canal de vendas de produtos inovadores, que facilitassem a vida e trouxessem benefícios às pessoas.
Quantas unidades a Polihsop tem hoje e como ela atua?
A Polishop atua hoje em praticamente todas as frentes para vender seus produtos: televisão (call center), internet, catálogos, vendas corporativas, porta a porta, além de 236 pontos físicos – 228 lojas e oito quiosques. O que diferencia o modelo da Polishop de seus concorrentes? Podemos destacar três pontos importantes: o primeiro deles, atuação com Omnichannel – integração das lojas físicas, virtuais e o comprador, explorando todas as possiblidades de interação; segundo, produtos inovadores e que vão realmente otimizar o tempo do cliente e proporcionar uma melhor qualidade de vida; e em terceiro lugar, qualidade, uma vez que nós primamos pela excelência oferecida em nossos serviços, atendimento e produtos.
Quais as principais dicas para quem quer abrir um negócio e obter sucesso? E os cuidados necessários?
Quem quiser obter sucesso no empreendedorismo tem de trabalhar cada vez melhor, buscar a qualidade. Eu não gosto de usar a palavra “errar”, que para mim é uma palavra negativa, e sim “testar”. Se você testou um produto, ou serviço, ou abriu um comércio que não está dando certo, você precisa tomar as atitudes e ações para corrigi-lo rapidamente. Isso não quer dizer que você errou. O negócio não está dando certo, tome decisões o mais rápido possível.
Na sua opinião, a crise afetou o mercado varejista? Quais as dicas para os empreendedores superarem este momento?
A crise afetou o consumo em geral. Mas o empreendedor não pode deixar que ela atinja a sua empresa. Por isso, acho que neste momento o ideal é investir na qualidade, concentrar os esforços em uma boa administração e gestão, e não se preocupar com governo ou dados econômicos. O negócio é focar e trabalhar com inteligência e garantir que o seu cliente esteja satisfeito.