Por Allan Ravagnani | O Citi divulgou um relatório com suas primeiras impressões sobre as vendas de Natal, após conversas com as empresas de consumo Lojas Renner, Grupo Soma e Natura.
Segundo o banco, a o quarto trimestre parece ter sido o melhor em crescimento de vendas para a Lojas Renner, com margens “saudáveis”.
“Já compartilhamos desse otimismo e estimamos crescimento de 8,9% nas vendas mesmas lojas para o trimestre. A empresa indicou que as vendas foram impulsionadas por volume, em oposição a preços mais elevados e a administração mencionou que a base de comparação também ajudou, mas observou que as restrições de crédito ainda pesaram no trimestre”, diz o relatório assinado por João Pedro Soares e equipe.
A margem bruta até o momento está “saudável” e “semelhante” à do ano passado — no ano passado a margem bruta da Renner foi 55,6%.
A companhia também confirmou a trajetória positiva da Realize em termos de resultados e melhora na inadimplência menor de 90 dias.
Para o Grupo Soma de Moda, empresa dona da Hering, Farm e outras marcas, o Citi afirmou que a empresa não detalhou o desempenho do feriado em si, mas sobre as expectativas para 2023.
“Com base no desempenho das marcas da Soma (exceto Hering), a empresa está indicando crescimento de receita de um dígito médio no ano, apontando para alta de um dígito alto no quarto trimestre, enquanto que para a Hering, a empresa espera crescimento de receita na faixa de um dígito médio, implicando em um dígito baixo para o quarto trimestre”, completou o relatório.
Sobre a Natura, a empresa indicou forte desempenho no fim do ano, principalmente nos conjuntos de presentes da Natura Brasil (combos de múltiplos produtos).
“Entendemos que as vendas superaram as expectativas da empresa e resultaram em rupturas de estoque de determinados itens. Isso pode se refletir nas vendas no varejo no Brasil, que já haviam apresentado forte SSS no terceiro trimestre”, diz o relatório.
Com base nesta mensagem e na teleconferência do terceiro trimestre, o Citi espera que o crescimento das vendas da marca Natura seja de pelo menos dois dígitos — as vendas do terceiro trimestre cresceram 10,5%.
Fonte: Valor Investe