Em meio aos primeiros sinais de retomada do varejo, uma pesquisa da consultoria Kantar Worldpanel sinaliza que a volta da confiança, nesse momento, se concentra nas classes mais abastadas.
Segundo o estudo, as classes médias e altas foram as que mais contribuíram para a recuperação, enquanto as mais baixas seguiram apostando na racionalização em frequência de compra. Enquanto a A/B1 registrou alta de 2,8% no quesito, a C1 marcou 1,4% de elevação. Já a DE apresentou queda de 6%.
Os dados fazem parte da pesquisa ‘Consumer Insights’ e apontou que, entre janeiro a junho de 2016 em relação ao ano passado, houve um aumento de 1,6% no número de unidades levadas para casa e um crescimento em valor deflacionado de 2,1%.
Perfil das compras
O primeiro semestre marcou também o crescimento de todas as cestas em unidades e valor: alimentos, respectivamente 0,4% e 16,7%; bebidas, 4,8% e 10,8 %; higiene e beleza, 1,8% e 1,3%; e limpeza, 2,1% e 13,3%. O Consumer Insights apurou ainda que as categorias que mais cresceram foram aquelas que necessitam de algum preparo e que os lares com crianças ajudaram na elevação das vendas desses produtos. Fora de casa, a casa com crianças ainda ocasiona um gasto maior com sorvete caseiro, chocolate, sorvete industrializado, pizza e sanduíche. Ainda segundo dados houve ainda aumento do tempo com entretenimento em casa.