A maior rede de farmácias do país, RD , iniciou operação nesta terça-feira de sistema de compra de produtos pelo site da companhia e retirada em lojas próximas pelos próprios clientes, informaram executivos da companhia.
O serviço é lançado como forma de destacar a rede em um ambiente bastante competitivo no país em que diversas redes estão acelerando expansão.
Executivos da companhia afirmaram durante teleconferência com analistas que a compra do cliente, que pode ser feita por meio de celulares, fica disponibilizada em até 1 hora na loja mais próxima da localização dele.
Os executivos também informaram que esperam um terceiro trimestre “duro” para a performance da RD depois de um segundo trimestre em que a margem Ebitda da empresa recuou para 8,4 por cento ante 8,9 por cento no mesmo período do ano passado.
As ações da companhia encerraram em alta de 0,09 por cento, enquanto o Ibovespa teve queda de 1,4 por cento.
Questionados sobre a estratégia da companhia diante da competição acirrada com redes como Drogaria São Paulo e Pague Menos, os executivos da Raia Drogasil afirmaram ainda que a empresa “não será refém de nossas margens (de lucro). Se precisar (reduzir margem) para seremos competitivos, a gente vai”.
Segundo eles, a estratégia passa por análises detalhadas de cada mercado em que a companhia atua, de modo a colher ganhos em uns para distribuir esses ganhos naqueles em que a empresa precisa para enfrentar os rivais.
A avaliação da empresa é que o cenário competitivo, aliado à tendência de genéricos mais baratos e abertura acelerada de lojas criará ambiente para consolidação do varejo farmacêutico brasileiro, espalhado hoje por cerca de 70 mil lojas.
Fonte: Panorama Farmacêutico