Por Redação | A aquisição do Dom Atacadista levou o Mart Minas ao topo do ranking das empresas supermercadistas que mais cresceram no Brasil em 2022. A rede passou de um faturamento de R$ 5,3 bilhões em 2021, para R$ 8,3 bilhões no ano passado, o que representa um incremento de 55,52%. Os números fazem parte de uma análise do Ranking Abras 2023, feita com exclusividade pelo Jornal Giro News.
O Grupo Koch, que nos últimos três anos liderou a lista, ficou em 2º lugar, com crescimento de 42,08%. Outro destaque é o Carrefour, que passou da 13ª posição na análise do ano passado, para o 5º lugar em 2023. O faturamento do grupo, que chegou a R$ 108 bilhões no ano passado, foi puxado pelo cash & carry (R$ 74,4 bilhões). No Carrefour, o segmento de varejo faturou R$ 30 bilhões e o Sam’s Club somou R$ 3,5 bilhões.
Por sua vez, o Savegnago subiu 8 posições e chegou à 7ª colocação. Com as variações, o Supermercados BH, que ocupava o 3º lugar, caiu para a 8ª posição. Impulsionada pela compra do Giga Atacado, a Cencosud foi outro destaque positivo, revertendo a queda de 2,78% da última edição para um crescimento de 21,6%. No entanto, o mesmo não aconteceu com o GPA. A companhia seguiu com uma queda de 36,16%, após ter redução de 6,55% em faturamento na análise do ranking 2022. Os resultados de 2021 ainda consideravam os números do Extra Hiper e das drogarias, que foram descontinuados pela companhia.
Fonte: Giro News