Por Cleber Oliveira | O preço muito menor que nas lojas físicas no Brasil é o principal incentivo para compras pela internet do exterior, revela a pesquisa “O Consumidor Brasileiro e suas Compras no E-commerce Cross Border”, da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).
Dos 724 entrevistados, 81% declararam essa preferência. Outros 30% disseram que são motivados pelo fato de não encontrarem produtos similares nacionais. O estudo correu em parceria com o Instituto QualiBest.
O estudo mostra que os produtos internacionais (crossborder) mais comprados são vestuário (48%), eletrônicos (42%), acessórios femininos (33%) e acessórios para smartphone (30%).
O “Shopee” (42%) é o principal site da preferência do consumidor, seguido pela Shein (18%). Segundo a SBVC, é perceptível o crescimento das compras por meio de aplicativos (81%), pois os usuários percebem mais facilidade no momento da compra.
O prazo de entrega foi cumprido para 94% dos entrevistados, sendo que 81% aceitam esperar até 30 dias para a entrega feita no próprio endereço no Brasil. Além disso, 52% pagariam mais para receber em menos tempo no máximo 15 dias (prazo considerado ideal para 37% dos entrevistados).
Quando questionados sobre o conhecimento da tributação em sites internacionais, 91% declaram estar cientes da informação, e afirmam comprar menos do que comprava antes após a tributação em sites internacionais (85%).
“Com a implementação da nova tributação para compras em sites internacionais, marketplaces e lojas online brasileiras podem se destacar ao implementar estratégias focadas em velocidade e confiabilidade na entrega, atendimento ao cliente, parcerias e exclusividades”, diz Eduardo Terra, presidente da SBVC.
Os dados da pesquisa podem ser acessados no site da SBVC, mas é preciso fazer um cadastro.
Fonte: Amazonas Atual