Por Ana Carolina Siedschlag
As vendas digitais da rede de farmácias Panvel (SA:PNVL3; SA:PNVL4), do Grupo Dimed, podem pular de 16% do faturamento no final de 2020 para acima de 20% em 2022 com a estreia do marketplace de saúde da companhia, em outubro, disseram o presidente, Julio Mottin Neto, e o diretor financeiro, Antônio Napp, em entrevista ao Investing.com.
Segundo os executivos, a pandemia ajudou a acelerar uma tendência que já vinha se desenhando nos últimos anos, com os clientes mudando o perfil de compras para um comportando mais omnichannel de atrelar as compras físicas com as plataformas digitais.
O marketplace da Panvel, anunciado em fevereiro, deve aumentar a oferta de produtos online da empresa dos atuais 15 mil para 50 mil, incluindo desde equipamentos de saúde como aparelhos de medição de diabetes, pressão e oxigênio, até beleza e alimentação orgânica.
“Não temos a pretensão de seguir os passos de um Magalu, por exemplo, porque entendemos que tem muita escala. O objetivo é ser uma plataforma de curadoria de saúde e bem-estar para o consumidor”, diz Mottin Neto.
Para fomentar o segmento, ele aponta que a empresa mira, a partir do próximo ano, oportunidades de fusões e aquisições em segmentos como controle de frete, operação logística e conteúdo para o consumidor, com parcerias já sendo desenvolvidas nessas áreas.
Os executivos apontam que parte da captação de R$ 1 bilhão no follow-on da companhia em julho do ano passado tem sido canalizada para esses investimentos.
Junto à iniciativa de marketplace de produtos, a Panvel também estuda um possível marketplace de serviços, também já em conversas com alguns hospitais, planos de saúde e outros players do segmento para terceirizar atendimentos como coletas de sangue e a elaboração de outros exames.
Fonte: Br Investing