Por Angelo Vicente | O primeiro é a integração dos sistemas de gerenciamento de estoque, pedidos e entregas entre Magalu e AliExpress. As duas empresas precisam garantir que todos os dados de inventário e preços estejam sempre atualizados e sincronizados. Isso é um baita desafio e requer uma plataforma compatível que permita comunicação eficiente e sem falhas.
Outra coisa são os impostos e custos de frete. As remessas de importação abaixo de 50 dólares serão tarifadas. Isso pode ajudar a proteger os varejistas locais contra a inundação de produtos importados, mas também pode aumentar os custos para os consumidores e afetar a competitividade dos preços. Enviar produtos internacionalmente é caro. Magalu e AliExpress precisam encontrar maneiras de otimizar esses custos para manter os preços atraentes.
Magalu vai ter que ajustar sua capacidade de armazenamento para acomodar os produtos do AliExpress. Isso pode ser complicado, especialmente com a variedade de itens disponíveis. Manter um padrão de qualidade consistente para produtos importados será um desafio e pode exigir inspeções adicionais.
Produtos do AliExpress geralmente vêm da China e os prazos de entrega podem ser longos. Integrar esses prazos mais longos com a expectativa de entrega rápida do Magalu será desafiador. Gerenciar devoluções e trocas de produtos internacionais é mais complexo devido ao custo e tempo envolvidos. As políticas de devolução podem ser onerosas e impactar negativamente a experiência do consumidor.
Além disso, tem a experiência do cliente. É fundamental manter os clientes informados sobre o status dos seus pedidos, especialmente quando há atrasos ou problemas de entrega. Oferecer um suporte eficiente para resolver problemas relacionados a pedidos internacionais, como devoluções e reembolsos, é essencial.
A tarifação de remessas abaixo de 50 dólares pode até proteger os varejistas locais, mas o crescimento do comércio cross-border ainda representa uma ameaça, especialmente para varejistas de categorias de baixo valor agregado. Eles podem enfrentar dificuldades adicionais ao competir com a ampla gama de produtos e preços agressivos oferecidos pelo AliExpress.
Resumindo, embora a parceria tenha muito potencial, Magalu e AliExpress vão precisar trabalhar duro para resolver esses desafios logísticos e garantir que os consumidores tenham uma boa experiência de compra.
Fonte: E-Commerce Brasil