Rede vai inaugurar primeira operação nos Estados Unidos em março
A Nutty Bavarian – rede pioneira e especializada em grãos torrados e glaceados – anuncia a internacionalização da marca. Pela primeira vez, a empresa terá um quiosque fora do território brasileiro, num dos pontos mais movimentados de Orlando, nos Estados Unidos, o Florida Mall – que recebe público mensal de 1,7 milhão – com inauguração marcada para o início de março.
A empresa leva para o mercado americano todo o know-how que foi desenvolvido e aplicado no Brasil, mas com uma nova marca, a “The Magic Bavarian Nuts”. “Embora seja uma marca originalmente americana e que foi trazida para o Brasil há 20 anos, nosso modelo de franquia é muito diferente e é justamente por esta razão que recebemos o convite para levarmos nosso “brazilian way” para agregar valor à marca como um todo, e mostrar ao público local nossas nuts e o design inovador de nossos quiosques. Estamos muito otimistas com a internacionalização da rede, manteremos toda a identidade visual, preparação, exposição e forma de venda que utilizamos aqui. Temos planos audaciosos para a expansão nos Estados Unidos e pretendemos encerrar 2016 com três unidades por lá”, afirma Adriana Auriemo, diretora da Nutty Bavarian.
Com investimento inicial de US$ 50 mil, o quiosque vai ter todas as características do que é feito no Brasil, mas terá o suporte da matriz americana, com relação aos equipamentos e matéria-prima, mas toda a gestão de funcionários e de produtos será feita pela rede brasileira. “Pode parecer confuso uma rede de origem americana, que foi importada para o Brasil, e que após duas décadas de sucesso, vai abrir unidades próprias, “tropicalizadas”, em território americano. Acho que isso é inédito, mas a própria rede local quer que estejamos lado a lado, fortalecendo ainda mais a operação nos Estados Unidos, embora ela já seja extremamente conhecida e bem aceita por seu público, em suas mais de duas mil unidades espalhadas por todo o país”, diz Auriemo.
Com 130 unidades no Brasil, a rede oferece aos franqueados todo o suporte necessário, como treinamento, orientação sobre o melhor ponto de venda, apoio e sugestões para conseguir um bom fluxo de comercialização. Nos Estados Unidos, a marca Nutty Bavarian trabalha atualmente apenas três opções de nuts, enquanto que na primeira unidade da rede brasileira, a empresa vai oferecer nove variedades para a escolha de seu novo público, em três tamanhos diferentes de cones (US$ 5,00, US$ 7,00 e US$ 10,00).
Segundo o estudo “Estágios de internacionalização das Franquias Brasileiras”, feito pela ESPM, em parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o número de franquias brasileiras que atuam no exterior cresceu 14% no período entre 2012 e 2014, o que mostra um importante aumento e aceitação dos produtos em outros países. O mercado mais procurado para a internacionalização são os Estados Unidos, com 37 marcas brasileiras, e o setor de alimentação, que soma 18%, é o campeão de investimento na região, impulsionado pela desvalorização do real e recuperação do mercado norte-americano.