O gerente nacional da empresa, Pedro Gonzales, afirma que a Colômbia oferece as condições de mercado e de pessoal para continuar a se fortalecer. Há 31 anos na empresa brasileira de cosméticos Natura, Gonzales assumiu a gestão da empresa no país e está há 15 meses “desfrutando da grande diversidade da Colômbia”, afirma.
Gonzales foi um dos executivos que participaram do desenvolvimento da Ekos, uma das linhas de maior retorno para a marca, e também fez parte do desenvolvimento de uma das principais fábricas da companhia. Ele é uma prova da importância estratégica que a Colômbia tem para a Natura.
Como você vê a Natura Colômbia?
Tenho acompanhado o desenvolvimento da marca na Colômbia; é a operação mais jovem e de crescimento mais rápido, e seu desenvolvimento administrativo é muito interessante. Hoje, no país, estamos entre as cinco principais empresas de vendas diretas.
O que é hoje a Natura na Colômbia?
É uma empresa que em 2015 tinha 65 mil representantes, em 2016 chegou a 80 mil e hoje conta com 92 mil representantes, e nossa meta imediata é chegar a 100 mil neste ano. Nossos produtos têm funcionalidade, oferecem benefícios reais a quem os usa e se fundamentam na biodiversidade.
Nós incorporamos toda a tecnologia disponível no mundo e a aplicamos aos produtos da natureza. A Natura, com isso, permite que as pessoas mantenham uma relação de amor consigo mesmas e transmitam amor no tempo em que se cuidam. Para isso, contamos com um portfólio de mais de 600 produtos.
Todos os produtos são importados?
Quando chegamos ao país, há 10 anos, tudo era importado. Hoje, 33% é produção nacional e 26% dos insumos são colombianos. A boa notícia é que esses índices são cada vez maiores e o objetivo claro da empresa é ampliá-los, pela qualidade e pelo know how que temos aqui.
Vocês contam com fábricas no país?
Temos fornecedores que preparamos e capacitamos para que fabriquem nossos produtos. Contamos com duas fábricas em Medellin, especializadas em perfumes e cremes, e fábricas em Manizales e Barranquilla para a produção de sabonetes.
Além disso, fizemos um forte investimento no desenvolvimento de nosso Centro de Distribuição, localizado em Cota, para garantir tempos de entrega e cada uma de nossas revendedoras.
Qual o volume de lançamentos previsto para este ano?
Para 2017 programamos 288 lançamentos. Sempre melhorando, usando tecnologia de ponta e buscando cada vez mais benefícios para as pessoas que os usam. Na Colômbia os consumidores são muito exigentes e, assim, nosso compromisso é inovar e melhorar.
Como tem sido o desempenho da empresa neste ano?
No primeiro trimestre do ano a Natura cresceu 23% na América Latina e a Colômbia teve um crescimento acima dessa média regional.
Qual é o segredo?
Nossos produtos cumprem a promessa que fazemos. Contamos com a fidelidade dos clientes e trabalhamos em uma linha de sustentabilidade com o meio ambiente e com as comunidades. Mas não temos esse posicionamento somente por moda. Na Natura, nascemos com as comunidades indígenas e camponesas e crescemos de mãos dadas com elas. Quando desenvolvemos cultivos com as comunidades, elas se convertem nos fornecedores da empresa. Hoje temos linhas de produtos em que 88% por cento dos componentes são naturais.
A Colômbia teve um primeiro trimestre difícil…
Quando decidimos entrar no país, era para termos uma relação de longo prazo. Viemos para ficar e para sermos parceiros do país. É lógico que os ciclos econômicos mudam e que existem momentos difíceis, mas isso não nos preocupa nem nos assusta. Sabemos que este é um país excelente e que este momento é passageiro.
Não estamos fora da realidade, porém. Por isso, trabalhamos internamente, buscando caminhos e ferramentas de longo prazo que assegurem nosso crescimento, gerando valor para a empresa e também para a sociedade. Acabamos de participar em Bogotá, por exemplo, da Bogotá Fashion Week, para apoiar os novos talentos da moda e do design.
Como esse compromisso com o país se reflete nas ações da Natura?
Sem fazer uma lista de todas as nossas ações de responsabilidade social, temos produção local e desenvolvemos fornecedores locais, mas sem pedir dedicação exclusiva a nossos produtos. Também ampliamos nosso portfólio para o desenvolvimento de fornecedores, que hoje em dia são indústrias, produtores, fornecedores de matérias-primas e de embalagens. Também trabalhamos em uma linha de logística que busca combinar tecnologia e pessoas, para sermos os melhores em nossa velocidade de resposta.
Temos 45 escolas e a ideia é chegar a 70, impactando as comunidades com ações de aprendizado. Estamos alinhados ao país, tanto que trabalhamos em um importante projeto de compra de bônus colombianos, buscando reduzir os impactos da geração de carbono.
Fonte: America Retail